Jornada reúne a produção científica do curso de Jornalismo


Por Agnes Barriles

 

17ª Jornada Científica do Jornalismo

17ª Jornada Científica do Jornalismo (Foto: Matheus Kunzler / LABFEM – Laboratório de Fotografia e Memória)

A XVII Jornada Científica do Jornalismo aconteceu na noite da quinta-feira, 30, no sexto andar do prédio 14, no conjunto III do Centro Universitário Franciscano. Ao todo, 23 alunos apresentaram suas pesquisas de Trabalho Final de Graduação I (TFG I). Os trabalhos dos acadêmicos foram divididos em quatro temas gerais na hora da apresentação: Mídias Digitais; Audiovisual e Fotografia; Cinema, Documentário e Rádio; e Jornalismo Impresso e Cultural.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Jornalismo, Sione Gomes, o principal objetivo do evento é compartilhar os trabalhos, o que está sendo estudado pelos alunos. E aos acadêmicos foi a possibilidade de, ao apresentarem seus trabalhos, clarear ainda mais as suas propostas, e principalmente, ter a oportunidade de coletar contribuições a partir de um olhar externo.

O acadêmico Armando Agostini, sob orientação da professora Carla Torres, apresentou seu TFG I, que tem como tema A influência da IURD no Telejornalismo da TV Record, afirma que escolheu falar sobre o assunto por ter trabalhado na emissora e ter vivenciado a influência da igreja no jornalismo produzido pelo veículo. “Uma matéria não está lá só por estar, só porque é relevante. Interesses estão por trás, às vezes até ferindo a ética jornalística”, analisa Agostini.

Dois alunos que estão em intercâmbio em Portugal, apresentaram suas pesquisas através de vídeos gravados. Róger Haeffener, apresentou Edição não linear: a construção de significações na reportagem especial de Marcelo Canellas. Já Luiza Chamis, defendeu a Valsa com Bashir: a captação da memória do documentário animado. Os dois acadêmicos tem como orientadora a professora Neli Mombeli.

Conforme Glaíse Palma, professora ministrante da disciplina de TFG I, a finalidade da Jornada é contribuir para a formação de um ambiente acadêmico propício à pesquisa. Ela ressaltou que o TFG é, para muitos, o primeiro contato com envolvimento de uma pesquisa, o que torna esse momento importante por realizar a apresentação e ouvir críticas construtivas.

A professora também afirmou que é fundamental a participação dos alunos de outros semestres, pois é uma preparação para já ir conhecendo a bibliografia e as linhas de pesquisa dos professores. “Um momento para todos crescerem, desde os alunos do primeiro semestre que já vão iniciando o contato, até os dois últimos semestres que analisam a apresentação dos colegas”, conclui Glaíse.

TEMA GERAL : MÍDIAS DIGITAIS

NOME ALUNO TÍTULO TRABALHO ORIENTADOR (A) BANCA
Adriana Aires da Silva O empoderamento da mulher negra nas redes sociais: uma análise do blog “Blogueiras Negras” Rosana Zucolo Morgana Machado
Gabrielle Righi Midialivrismo no Facebook: estudo da cobertura da greve geral pelos ‘Jornalistas Livres’ Maurício Dias Iuri Lammel
Laís Giacomelli Discurso e comunicação através do site de moda Steal The Look Morgana Machado Glaíse Palma
Lorenzo Franchi Rodrigues Webjornalismo esportivo: o ressurgimento da Chapecoense como time de futebol na ótica do globoesporte.com Gilson Piber Iuri Lammel
Róger Haeffener Edição não linear: a construção de significações na reportagem especial de Marcelo Canellas quatro Mombelli Glaíse Palma
Victória Papalia “Likers”: um estudo sobre a autoexposição do grupo Friends Influencers no Instagram Morgana Machado Glaíse Palma

 

TEMA GERAL : AUDIOVISUAL E FOTOGRAFIA

NOME ALUNO TÍTULO TRABALHO ORIENTADOR (A) BANCA
Armando Agostíni A influência da IURD no telejornalismo da TV Record Carla Torres Fabiana Pereira
Carolina Teixeira Juventude e Mídia: um estudo de caso com estudantes surdos em Santa Maria Glaíse Palma quatro Mombelli
Dara Luiza Hamann Gênero e jornalismo esportivo na televisão: um estudo de caso da jornalista Fernanda Gentil Carla Torres Laura Fabrício
Renata Teixeira A transformação no perfil do jornalista: uma análise das apresentações do G1 em Um Minuto Glaíse Palma

 

 

Carla Torres
Ticiana Leal Fotografias jornalísticas no Diário SM: valor estético x valor informativo Laura Fabrício Carla Torres
Viviane Campos Jornalismo no cinema: os métodos de investigação utilizados em Spotlight: segredos revelados Carlos Alberto Badke quatro Mombelli

TEMA GERAL : CINEMA, DOCUMENTÁRIO E RÁDIO

NOME ALUNO TÍTULO TRABALHO ORIENTADOR (A) BANCA
Bruna Germani Rádio Imembuí: o jornalismo na emissora durante o regime militar Glaíse Palma Gilson Piber
Fernanda Gonçalves Lei de acesso à informação: os desafios dos jornalistas na construção da notícia Iuri Lammel Rosana Zucolo
Jewison dos Santos Cabral Os dilemas das gerações britânicas em filmes de Donny Boyle Carlos Alberto Badke Alexandre Maccari
Leonardo Bedin House Of Cards: uma representação do jornalista na assessoria de imprensa Carla Torres Bebeto Bdake
Luiza Chamis Valsa com Bashir: a captação da memória do documentário animado quatro Mombelli Alexandre Maccari
Natália Rosso O protagonismo da mulher no cinema latino-americano Carlos Alberto Badke Rosana Zucolo

TEMA GERAL : JORNALISMO IMPRESSO E CULTURAL

NOME ALUNO TÍTULO TRABALHO ORIENTADOR (A) BANCA
Fernanda Pedroso O New Journalism e Cinema: da literatura para as telas Carlos Alberto Badke Sione Gomes
Keila Nunes Marques O uso da rede social Instagram pelos jornais impressos e telejornais brasileiros Iuri Lammel

 

 

Maicon Kroth
Lucas Leivas Amorim A espiritualidade na mídia: análise do caderno “Mediuns, pretos velhos e benzedeiras” do ZH Rosana Zucolo Maicon Kroth
Lucas Schneider “Muito, muito breve”: a linguagem e a crítica de Robert Christgau Rosana Zucolo Sione Gomes
Matheus Oliveira O impeachment de Dilma Rousseff: o reflexo do posicionamento editorial do jornal Folha de S. Paulo na construção do acontecimento Rosana Zucolo Maicon Kroth

 

 Por Agnes Barriles, Deivid Pazatto e Luisa Peixoto

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *