Autoridades confirmam toxoplasmose em amostra de água


Por Gabriela Gabbi

 

Liliane Mello, Tatiana Dornelles, Fernando Barros e Alexandre Schwarzbold na coletiva de imprensa sobre a toxoplasmose. Crédito: Equipe ACS

Na manhã de hoje, 6 de julho, uma coletiva de imprensa foi realizada no Ministério Público Federal em Santa Maria para prestar esclarecimentos à população santa-mariense em decorrência do surto de toxoplasmose.  Conforme laudo emitido pela Universidade Federal de Londrina no dia 27 de junho, foi atestado como positivo a presença do DNA do toxoplasma gondii em uma amostra de água colhida no lodo decantado de uma residência em Santa Maria. E essa residência é abastecida unicamente com a água da concessionária da cidade (CORSAN). No dia 5 de julho, em um laudo complementar do mesmo laboratório da Universidade Federal de Londrina foi feita uma comparação que analisou o DNA dessa residência com DNA de 4 gestantes que contraíram a doença. A conclusão é que são tipos diferentes de protozoários atestados durante o surto.

Conforme o médico infectologista Alexandre Schwarzbold, a expectativa para sessar o surto é positiva, pois foram feitas dezenas de análises, cujos resultados deram negativos em relação ao parasita. No entanto, este único resultado positivo é um alerta para reforçar todos os cuidados maior na ingestão da água, hortifrútis e carnes em geral. Esse toxoplasma encontrado na análise de uma residência é um indicativo de que o parasita se encontra, sim, na água, afirmou o infectologista.

Uma questão muito salientada pela Secretaria de Saúde de Santa Maria é a da limpeza dos reservatórios da Corsan. Segundo este órgão,  a população pode acessar o site da concessionária, para ter ciência de datas e distribuição para cada localidade do município, porém a necessidade de fazer limpeza individual de sua caixa d’água e mantê-las vedadas é muito importante neste momento.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *