Gestão do conhecimento é tema da aula inaugural da Unifra


Por Flora Quinhones

 

Gerenciamento de conhecimento como forma de aprendizado. O reitor, professor doutor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antônio Cuiabá ministrou nesta sexta-feira (16), a aula inaugural do Centro Universitário Franciscano. A palestra que começou às 16h, aconteceu no salão de atos do conjunto 1, localizado na rua dos Andradas. Nela reuniram-se alunos, professores e administradores da instituição.
Tendo sua palestra como convicção de vida, Cuiabá questionou as relações pessoais e como elas são importantes. Segundo o professor, não basta as pessoas saberem muito sobre determinado assunto ou vários temas, se esses saberes não garantem o sucesso como um todo. Ele ainda reforça que existem muitas questões pessoais que precisam ser administradas, para que outras, como a profissão, não sejam prejudicadas. Além disso, reforçou como é importante os professores terem uma organização de conhecimento para que seus alunos aprendam mais e exista uma troca de conhecimentos.
A coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Backes, considera que o processo de desenvolver a autonomia do aluno já é trabalhado em sala de aula. Ela considera o conhecimento como algo complexo e dinâmico, que não se dá ou se constrói apenas pela ciência.
Já a coordenadora do Mestrado de Ensino de Humanidade e Linguagem, professora Elsbeth Becker. Ressalta que ainda há muito o que se fazer para que haja trocas entre aluno e professor. Mas quando o graduando percebe que é o protagonista do conhecimento proposto em aula, ele se entrega ao assunto.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *