Marcelo Coelho inspira acadêmicos de Jornalismo


Por Jornalismo Digital

 

O 14º Fórum de Comunicação da Universidade Franciscana ocorreu na última semana na instituição e contou com dezenas de acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Uma das falas mais esperadas foi a do apresentador Marcelo Coelho, do SBT RS, que ocorreu na noite de quinta-feira (16), no Salão Acústico, do prédio 14 da UFN.

Marcelo apresentou o tema “O olhar Diferenciado no Telejornalismo”, e abordou sua trajetória no telejornalismo e as implicações da profissão em tempos atuais. O apresentador, que iniciou sua carreira em Santa Maria, compartilhou experiências como repórter para redes CNT, RedeTV, Record e SBT. 

A estudante Luísa Pedroso, do sexto semestre de Jornalismo, destacou a importância da questão humanitária no telejornalismo. “Não ter aquele padrão jornalista de antigamente, atrás da bancada, é uma forma de aproximar o público em tempo de mídias digitais. É um novo recurso, uma forma mais humanizada”, destaca.

Marcelo abordou a humanidade no jornalismo em contraponto ao momento em que se destaca  a presença de conteúdos baseados em fake news. Para o jornalista, ‘’Tem que alcançar o conteúdo que é real nas pessoas, sentimento verdadeiro, a formação verdadeira, a verdade dos fatos. Tentar descobrir e fazer com que as pessoas busquem isso. Não se esconder, não se omitir.’’

A importância da palestra de Marcelo para os estudantes foi destacada pela professora Fabiana Pereira, do curso de Jornalismo. Para a professora, “a importância da fala de um profissional que está no mercado de trabalho está justamente no relato de experiência de quem vive a realidade prática da profissão do jornalista”. Fabiana também salienta a responsabilidade e sensibilidade que o repórter deve ter segundo o palestrante do Fórum de Comunicação.

Texto: Emanuely Guterres, Lavignea Witt e Nathalia Arantes 

Para as disciplinas de Jornalismo I e Jornalismo Digital I

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *