Márcia Foletto aborda importância do fotojornalismo em Fórum da UFN


Por Jornalismo Digital

 

O fotojornalismo ganhou destaque na segunda noite do 14º Fórum de Comunicação, que ocorreu dia 15 de agosto, na Universidade Franciscana. Por meio de uma palestra com Márcia Foletto, premiada repórter fotográfica, foi possível discutir os desafios e as perspectivas neste ramo do jornalismo. O espaço teve grande importância no evento, pois os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre uma área do jornalismo que está em constante mudança  em busca de renovação diante da ascensão das tecnologias de informação.

Márcia Foletto, repórter fotográfica do Jornal O Globo ministrando a palestra Desafios e perspectivas no fotojornalismo no 14° Fórum de Comunicação na UFN.

Márcia Foletto, repórter fotográfica do Jornal O Globo ministrando a palestra Desafios e perspectivas no fotojornalismo no 14° Fórum de Comunicação na UFN.

A repórter do jornal O Globo, que pode ser considerada uma das mais brilhantes fotojornalistas brasileiras, deu, em pouco mais de uma hora e trinta de palestra, um grande panorama sobre o caráter e a realidade da profissão ao decorrer dos anos em que já atuou, até chegar ao cenário atual do país. Logo após o término de sua fala, Márcia, em conversa com a Agência Central Sul, garantiu que acredita ser de extrema importância esse espaço cedido para o diálogo entre a academia e os profissionais já atuantes. Acreditando existir um intercâmbio entre as ideias novas vindas das cabeças dos estudantes e a experiência profissional de uma jornalista há anos no mercado, sendo esse compartilhamento algo que se demonstra importante para ambos os lados.

Para ela, o fotojornalismo vive atualmente em um novo momento. Com o surgimento de novas tecnologias, celulares e câmeras fotográficas ao alcance de todos, o fotógrafo de imprensa deixou de ser o único cabível de registrar momentos e deixá-los documentados. Todavia, agora encara um novo desafio, de produzir imagens que fujam do óbvio e que tragam consigo um maior significado e causem uma maior reflexão e beleza.

Quando o tema político-social, a gaúcha, traz em seu acervo uma vasta gama de produções com esse viés. Considerando imensuravelmente relevante e forte o papel atribuído à sua profissão para esses registros. “A imagem te coloca em lugares onde você não está”, ao analisar sua própria afirmação, Márcia conclui que esta é a importância do fotógrafo em levar as realidades diferentes ao conhecimento do grande público. Desse modo, encerra a sua participação no Fórum com uma contribuição relevante para os alunos e alunas que almejam desenvolver por meio da fotografia imagens que sensibilizem.

Texto: Denzel Valiente e Laura Antunes Gomes

Para as disciplinas de Jornalismo I e Jornalismo Digital I

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *