O primeiro vestibular da Universidade Franciscana


Por Julia Trombine

 

Reitora Irmã Iraní Rupolo. Foto: Lucas Linck/ LABFEM

Na crença popular, a chuva traz bons frutos. E foi justamente ela que marcou presença neste Vestibular de Inverno2018. A primeira edição da prova como Universidade representa um momento importante para Santa Maria e região. Em entrevista coletiva,  concedida nesta sexta-feira, 29, a reitora Ir. Iraní Rupolo afirma que “vários aspectos da organização e do pensamento institucional mudaram”.

A transformação da instituição modificou a organização da grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação. A reitora destaca  “que a reorganização dos currículos iniciou ano passado, mas, principalmente, neste semestre decidimos que todos os nossos cursos  precisam atender melhor o momento do conhecimento da ciência, do ensino, da metodologia e dos conteúdos abordados”. Os professores, que compõe o colegiado, realizaram o estudo curricular, segundo Ir. Iraní “trabalharam unicamente e produziram a reforma de currículo que sera implementada ao longo 2019”.

Para o segundo semestre há previsão que os estudos e a organização da reforma curricular sejam aprofundados. A reitora afirma que esta reforma já faz parte da cultura na academia, uma vez que “estamos mudando uma instituição em funcionamento, então,  a novidade já está acontecendo”, salienta a Irmã.

Outro ponto de destaque durante a coletiva foi a abrangência do concurso. A edição de inverno conta com estudantes de 24 estados do país, com a região Sul apresentando o maior número de candidatos/vaga. O grande alcance é atrelado, conforme Ir. Iraní, pelo estabelecimento de relações com diferentes regiões por meio do diálogo. “Temos fortalecido pela comunicação com as Prefeituras, secretarias de saúde, educação, desenvolvimento, os próprios gabinetes dos prefeitos, relação com os hospitais da região e policlínicas. Esta interação é da graduação, mas também dos mestrados”, afirma.

O Vestibular de Inverno da UFN marca o encerramento do primeiro semestre avaliado positivamente por Ir. Iraní. “Durante a reunião do Conselho Universitário verificamos que o final do semestre letivo foi fechado com louvor, tanto pelo engajamento dos estudantes, quanto pelo comprometido e integrado”, destaca. A reitora  acredita que dentre as demais edições do vestibular ” a chuva de hoje, como diz biblicamente, é uma benção”.

Texto: Julia Trombine e Paola Saldanha

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *