Rumo a Liverpool


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Banda Magical Mystery vai tocar em Liverpol. Fotos: Breno Surreaux

A banda santa-mariense Magical Mystery irá tocar no festival International Beatle Week, que ocorre de 22 a 28 de agosto em Liverpool, na Inglaterra. No Brasil, a banda já participou de outros festivais em homenagem aos Beatles, como o BH Beatle Week, em Belo Horizonte, e o Beatles Festival, em Porto Alegre, mas será a primeira vez que a banda irá tocar fora do Brasil.

Os integrantes estão muito felizes com a notícia. O vocalista Renato Molina já tocou no festival de Liverpool, em 2009, com a banda Band on The Run. Segundo Renato, “tu nunca estás preparado para uma situação dessas. Simplesmente, caiu no meu colo”.  Ele explica que, no festival, existe um padrão de percepção musical mais avançado, mas também existe as pessoas que estão lá para se divertir, assistindo uma banda brasileira cantar em inglês. Renato conclui ser uma sensação bastante especial. Em um momento ficou assustado e, logo depois, viu que não é tão assustador assim.

Marcus Molina, também vocalista da banda, comenta que não tem como avaliar a surpresa que é cantar no festival.  Por conta desse fator, ele e os outros integrantes estão ensaiando muito.  Marcus explica que o grupo tenta passar a mesma alegria, farra e deboche que os Beatles tinham, e que sua expectativa para o festival é muito grande. O baterista Eduardo Staudt comenta, “ainda não caiu a ficha de que vou conhecer a cidade dos Beatles e o time de futebol que gosto tanto (Liverpool). Só de pensar, dá um frio na barriga”. Eduardo confessa que a única coisa que o deixa triste, é que não poderá levar sua mulher e seu filho a Liverpool por conta dos custos da viagem.

Diego De Grandi, guitarrista da banda, declara que está realizando dois sonhos.  Um ir a Liverpool e, outro, tocar no Cavern Club. O tecladista Diego Pignataro conta que, além de ter vontade de tocar no festival, também deseja assistir as outras bandas tocarem.

Sobre os custos para a viagem, a organização do festival irá auxilia-los, mas o restante deverá ser pago pela banda. O grupo comenta que está em busca de patrocínios, e que a comunidade santa-mariense tem ajudado muito. Também comentam que, para ajudar nos custos da viagem, eles estão vendendo produtos personalizados da banda. A negociação é feita através da página da banda no Facebook e nos shows.  Marcus ressalta que em todos lugares que o grupo se apresenta, fica lotado de pessoas, e isso é o que mais encanta.

O aposentado e fã dos Beatles, Renato Iuva, diz não lembrar quando começou a gostar dos Beatles. “Quando percebi, já estava gostando”, diz. Renato começou a escutar Beatles porque seus pais escutavam, e, logo depois, mostrou para seus filhos. Assim, o fascínio pela banda de rock acabou sendo passado de pai para filho.  O aposentado ressalta que gosta tanto dos Beatles que ele e sua filha colocaram o nome da cachorra de Penny Lane, em homenagem a música.  Ele recorda da época em que fez a prova de Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e, quando ganhou seu primeiro salário no exército, a primeira coisa que comprou foi um disco compacto dos Beatles. Iuva conclui que a única coisa que falta é ir até Liverpool para assistir o festival.

O International Beatle Week é um festival de música de 7 dias que acontecem em vários locais de Liverpool. Nesta edição, terá a apresentação de 70 bandas, de 20 países. Para mais informações sobre o festival, acesse o site: https://www.cavernclub.org/contactus/

A história da  Magical Mystery

Marcus Molina (vocal), Gustavo Chagas (guitarra e violão), Renato Molina (vocal), Diego De Grandi (guita e violão), Felipe Schroeder (baixo), Eduardo Staudt (bateria) e Diego Pignataro (teclado, voz e violão).

De Grandi revela que o nome da banda surgiu na época em que eles faziam tributo ao conjunto britânico Oasis, e que foi tirado de uma parte da música The Shock of the Lightning. Marcus explica que gostou do nome, por ser uma influência dos Beatles na música dos Oasis.
Sobre a formação da banda, De Grandi explica que teve sugestão do músico Saulo Silva para ir conversar com Marcus Molina sobre o assunto. O músico conta que foi atrás de Marcus para começar a formar a banda e, logo depois, foram em busca de mais integrantes. Além de fazer tributo a Oasis, a banda também interpretou a obra de David Bowie. Em 2014, com a entrada de Renato Molina, o grupo começou a homenagear os Beatles.
Questionados se é possível viver de música hoje, no Brasil, o baterista Eduardo Staudt explica que viver com o dinheiro de apenas uma banda não é possível, apenas se ela for muito famosa. Segundo Staudt, “o cara que quiser ganhar dinheiro com a música deve fazer composição, dar aula de música, trabalhar em estúdios e outras coisas. Mas, só com dinheiro de shows, é difícil”.

A banda possui uma página no Facebook: https://pt-br.facebook.com/magicalmysterysantamaria/

Que tipo de música cada um grupo gostava de escutar na infância

Marcus Molina (vocal): Nat King Cole, Tony Bennett, Agostinho dos Santos, Elza Soares, Beatles e músicas de desenhos de animação.
Renato Molina (vocal): Elis Regina, Rita Pavone, The Animals, Jair Rodrigues, Nara Leão, Beatles, Deep Purple, Rush e Black Sabbath.
Gustavo Chagas (guitarra e violão): Pedro Ortaça, Noel Guarany, Maria Alcina, Tom Jobim e Roberto Carlos.
Diego De Grandi (guita e violão): Tom Jobim e Elis Regina.
Felipe Schroeder (baixo): Beatles, Carpenters, Abba e The Mamas & The Papas.
Diego Pignataro (teclado, voz e violão): Elvis Presley e Beatles.

O Quizz que selecionou a banda

 Os integrantes da Magical Mystery participaram de um quizz, respondendo 5 perguntas sobre os Beatles. Confira abaixo como foi.
1-Qual foi o primeiro single lançado pela banda?
A banda acertou a pergunta, respondendo que foi “Love me do”.

2-A revista “Rolling Stone” consagrou um álbum dos Beatles como o melhor de todos os tempos. Que álbum foi esse?

  • Help
  • Pepper’s Lonely Heart’s Club Band.
  • Rubber Soul
  • Revolver

A banda acertou a pergunta, respondendo que foi Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Band.

3-Em que ano os Beatles fizeram uma apresentação no telhado de um prédio?

  • 1965
  • 1967
  • 1968
  • 1969

A banda acertou a pergunta, respondendo que foi no ano de 1969.

4-Em agosto de 1965, os Beatles fizeram o primeiro show em um estádio chamado…

  • Hollywood Bowl
  • Wembley Stadium
  • Shea Stadium

A banda acertou a pergunta, respondendo que foi no Shea Stadium.

5-Qual álbum é marcado como o início da fase psicodélica dos Beatles?

  • Magical Mystery
  • Help
  • Revolver
  • Rubber Soul

A banda acertou a pergunta, respondendo que foi o álbum “Revolver”.

Reportagem produzida por João Pedro Foletto para a disciplina de Jornalismo Cultural 

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *