SM sediou o 27º Campeonato de Bandas e Fanfarras


Por Jornalismo Digital

 

Pela primeira vez, Santa Maria sedia o 27º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul. O evento estava programado para acontecer na Avenida Rio Branco, mas, devido à chuva no sábado (17), foi transferido para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão). A abertura, às 14h, contou com a presença de autoridades e representantes das bandas.

O concurso reuniu 25 bandas de escolas e 18 municípios gaúchos, totalizando cerca de 2 mil participantes, e foi dividido em duas etapas. No sábado, foram apresentadas as categorias mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil. No domingo (18), a categoria sênior, trazendo a anfitriã: a Banda Marcial Manoel Ribas (Banda do Maneco).

A secretária da Cultura, Esporte e Lazer da cidade, Marta Zanella, comenta que este evento veio para a cidade com muita dificuldade e sem muitos recursos financeiros. “Estamos resgatando os festivais. Na minha época, quando eu era adolescente, toquei em bandas por nove anos. Para mim, isso é fantástico!”, lembra, ressaltando a importância da cidade sediar o campeonato. “A nossa cidade merece. Isso traz um novo olhar, com mais sensibilidade e amor. As bandas e fanfarras proporcionam esse espírito”, comenta a secretária.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, é uma grande oportunidade para recuperar a alegria de Santa Maria e a estima valorosa dos bons tempos em que as famílias frequentavam os espaços públicos com naturalidade. Ele explica que a prefeitura se preocupou em acolher os visitantes: “Pode não ser o melhor ginásio, mas está todo mundo com um sorriso no rosto, recebendo as pessoas. Acho que é isso que Santa Maria tem que mostrar”, afirma. “Não haverá vencedor nem perdedor. Hoje a nossa vitória é Santa Maria acolhendo todos vocês!”, exclamou o prefeito Jorge Pozzobom.

O presidente da Associação Amigos da Banda do Maneco, Reinaldo Lima de Azevedo, 54 anos, comemorou: “A associação está em estado de êxtase! Isso nasceu de um sonho. São 62 anos de história, esse é o 27º concurso de bandas e a cidade nunca havia recebido uma edição”. Segundo Azevedo, existe interesse da prefeitura, da Federação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Febargs) e também da Associação de  trazer, em 2019, o Conesul de Bandas para Santa Maria, com cerca de 50 bandas de vários países.

No domingo (18), o tempo melhorou e o campeonato foi realizado na Avenida Rio Branco, como previsto. A Banda do Maneco abrilhantou a tarde com uma apresentação que arrancou palmas e gritos de alegria da plateia, fazendo com que conquistasse o segundo lugar na categoria “Banda Musical Sênior”. A conquista pelo primeiro lugar na mesma categoria foi da Banda Marcial Polivalente de Alegrete, com o maior número de delegações.

Texto e fotos: Maristela Santos

Produzido para a disciplina de Jornalismo I sob a orientação da professora Sione Gomes

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *