Sexta-feira é dia da Mostra de produções audiovisuais da UFN


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Anualmente, a Mostra Integrada de Produções Audiovisuais (Mipa) faz uma sessão trazendo um recorte do que é realizado na Universidade Franciscana (UFN) em termos audiovisuais. É um momento para compartilhar trabalhos coletivos, formar público e gerar reflexões a partir dos temas levantados pelas narrativas apresentadas.

Essa é a sexta edição da Mipa, e será realizada dia 30/11, sexta-feira, às 20h, no Salão Acústico do prédio 14, no conjunto III da UFN.

Na saída da sessão, a turma de Especialização em Cinema fará um video mapping (projeção audiovisual em superfícies irregulares ou e objetos) no pátio do Conjunto III. A intervenção, chamada Desço lá, é um produto da disciplina de Produção Audiovisual e Novas Tecnologias, ministrada pelo professor Dr. Fernando Codevilla.

A Mipa é organizada pelos laboratórios de Produção Audiovisual dos cursos de Jornalismo (Laproa) e Publicidade e Propaganda (Lappa) sob coordenação dos professores Neli Mombelli, Kitta Tonetto e Fernando Codevilla.

Confira as sinopses das oito produções que serão exibidas. A sessão é aberta ao público.

Assíncrono Documentário | 2018 | 15’15” Roteiro e direção de Julia Trombini, Tayná Lopes e Emily Costa – Produzido na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo Enquanto o tempo é visto como um vilão para alguns, para outros ele é resposta para muitas questões: é sufoco, suspiro e respiro.

Vida Passageira Documentário| 2017 | 6’19”
Direção de Tiago Nunes – Produzido na disciplina de Edição Audiovisual
Pelas ruas da cidade, a vida passa e também é passageira. Vamos conhecer um pouco da rotina de quem transporta sonhos, angústias, problemas e alegrias. Os taxistas conhecem como ninguém a cidade onde você vive!

Persona Ficção| 2018 | 8’57”
Roteiro de Larissa da Rosa e direção de Maria Luísa Vianna
Produzido na disciplina de Cinema II
Rita (Amanda Pedrotti) é uma jovem com transtorno dissociativo de identidade que possui interferência das suas personalidades nas mais simples de suas tarefas cotidianas. Betina (Marieli Regio), Maria (Maria Luísa Viana) e Madeira (Luciano Gabbi) se manifestam nas ações de Rita inclusive em suas consultas psiquiátricas.

#Desconectada Ficção| 2018 | 10′
Roteiro de Caroline Comassetto e direção de Thayane Rodrigues
Produzido na disciplina de Cinema II
O curta conta a história de Gabriela, uma blogueira super conectada com o mundo virtual. Dona de um canal em ascensão no Youtube, e vivendo em um mundo de aparências, likes e seguidores, Gabi não percebe que está se afastando de quem está mais próximo à ela – os seus amigos. #Desconectada vai fazer você refletir sobre a vida cotidiana, onde, por várias vezes, nos encontramos imersos em bolhas existenciais, sem nos darmos conta.

Loucura
Experimental | 2018 | 2’09”
Produção de Agnes Barriles, Deivid Pazatto, Paola Saldanha e Vitória Rorato
Produzido na disciplina de Produção Audiovisual
Como se define a loucura? O que é ser louco? O que te faz ser ou não um louco? Ou será que loucos somos todos?

Fake news no mundo conectado Experimental | 2018 | 9’12”
Produção de Diego Garlet- Produzido na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo. Desde quando as notícias falsas (fake news) existem? Como identificá-las e quais as consequências de seu compartilhamento? Este vídeo explicativo busca responder essas perguntas de uma forma lúdica e alertar aos mais desavisados para tomarem cuidado com o que compartilham na internet.

1979  Ficção |2018 | 15’13”
Direção e roteiro de Julio Bisso Neto
Produzido nas disciplinas de Produção Audiovisual I e Redação Publicitária para Audiovisual
No ano de 1979, Henry e mais dois amigos resolvem fazer um ritual de boas-vindas a Will, seu novo vizinho. Mas o que era para ser apenas um susto, acabou no assassinato do garoto. 39 anos se passam e Thomas, filho de Henry, resolve largar a vida no campo para ir estudar na cidade. Sem o apoio do pai, o garoto conta com Sarah, sua mãe, que estranhamente entrega as chaves do apartamento que foi palco da tragédia que marcou o ano de 1979.

Desço lá- Video mapping | 2018
Produzido pela turma de Especialização em Cinema na disciplina de Produção Audiovisual e Novas Tecnologias
Narra a situação de dois vizinhos que tentam se comunicar para encontrar a solução de um simples problema. Em meio ao caos urbano, gritos e sinais não resolvem as dificuldades decorrentes da distância e ruídos da cidade, causando situações cômicas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Laproa/Jornalismo/UFN

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *