Terapia assistida com cães no Lar das Vovozinhas


Por Agência CentralSul de Notícias

 

O Curso de Odontologia da Universidade Franciscana realizará uma ação no Lar das Vovozinhas, a partir das 9h, na próxima sexta-feira, 8 de junho.  A atividade consiste na terapia assistida com cães, a qual tem o objetivo de promover o contato entre os cães, as internas e os universitários do curso. A Terapia Assistida por Animais é uma técnica capaz de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Patrícia Dotto, o contato com os animais faz com que seja liberada a endorfina, que traz bem-estar físico e mental aos pacientes, proporcionando qualidade de vida, alegria, emoção e confiança.

A visita ao Lar das Vovozinhas é organizada por acadêmicos e professores do curso de Odontologia da UFN, em especial da disciplina de Atenção Integral a Saúde do Idoso. Nesta disciplina, os estudantes têm a possibilidade de vivenciar as mais diversas situações e estados de saúde geral e bucal, além de traçar estratégias de melhoria no tratamento do paciente junto a uma equipe multidisciplinar em saúde.

Essa é a segunda edição do projeto no Lar das Vovozinhas. Os cães levam alegria às internas de alas específicas para o cuidado da saúde, como a da enfermaria, da psiquiátrica e a residencial. Os professores consideram que o sucesso da iniciativa se dá pela boa receptividade das vovós com os cães e, também, por as atividades práticas da disciplina serem realizadas na casa assistencial.

Mais informações sobre a ação podem ser obtidas com a docente de Odontologia Patrícia Dotto, pelo telefone 3025-9058 ou pelo e-mail odonto@unifra.br.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *