Centro de Atenção Psicossocial de Santa Maria profissionaliza por meio de oficinas


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Entre as diversas oficinas realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo, uma delas chama a atenção. É a Oficina de Biscoitos, em que são produzidos 600 biscoitos por semana, que são comercializados em feiras e palestras da área da saúde. A psicóloga Fernanda Altermann, que coordena o grupo Uma Boa Ideia, explica que, além da questão de autonomia, a produção dos biscoitos possibilita aos integrantes a inserção no mercado de trabalho. Um dos participantes já está empregado e mais duas pessoas que integram outras oficinas do Caps estão em processo de colocação em empresas.

As autoridades que estiveram na solenidade de entrega do forno receberam broas recheadas feitas pelos própria equipe atendida pelo CAPS. Foto: Deise Fachin / Prefeitura.

Para alavancar a produção, a Prefeitura de Santa Maria fez, hoje pela manhã, 16 de agosto, a doação de um forno para o grupo Uma Boa Ideia. Estavam presentes na solenidade de entrega do equipamento o prefeito Jorge Pozzobom, equipe do Caps, pessoa atendidas e outras autoridades. O Secretário da Saúde Francisco Harrisson salientou “Os trabalhos realizados pelos Caps de Santa Maria são referência para toda a região. As pessoas atendidas pela Saúde Mental representam uma parcela muito grande da comunidade e, por isso, é muito importante pensar em alternativas de atendimento para todos”. As pessoas presentes na cerimônia foram presenteadas com o biscoito chamado de União Estável, uma adaptação do Bem Casado. São duas broas recheadas com goiabada, criação dos próprios integrantes da oficina.

Prefeitura doou forno para alavancar a produção. Foto: Deise Fachin / Prefeitura.

O Caps Prado Veppo fica na Avenida Hélvio Basso, 1.245, e atende pessoas com transtornos mentais graves. Por mês, são atendidas mais de 700 pessoas, entre homens e mulheres de diferentes idades. A equipe conta com 10 servidores da área de saúde, entre psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais, além de seis residentes e estagiários.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *