Coletivo Memória Ativa realiza exposição de fotografia na UFN


Por Emanuely Guterres

 

Exposição do primeiro ano do Coletivo Memória Ativa. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

Na tarde de ontem, segunda-feira, 16, o Coletivo Memória Ativa inaugurou a exposição de fotografia que está ocorrendo no hall do prédio 16 da Universidade Franciscana, no Conjunto III da instituição. A exposição comemora o primeiro ano de atividades do Coletivo que reúne profissionais de diversas áreas preocupados com o patrimônio arquitetônico da cidade de Santa Maria, hoje ameaçado.

O grupo formou-se por ocasião das mudanças no Plano Diretor que colocava em risco a preservação dos prédios de arquitetura Art Déco, característicos da Avenida Rio Branco e seus arredores, com o objetivo de sensibilizar a comunidade santa-mariense pela preservação dos valores do patrimônio cultural da cidade. O coletivo busca o seu reconhecimento como uma entidade, com intuito de adicionar o município no circuito mundial da defesa dos patrimônios culturais.

Algumas das fotografias na exposição. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

Em comemoração ao primeiro ano de atividades, o Memória Ativa promoveu caminhadas guiadas por arquitetos que explicaram a importância da arquitetura Art Déco, presente no Centro Histórico na Avenida Rio Branco, na Vila Belga e na Gare Ferroviária. A cidade de Santa Maria tem forte presença de elementos de patrimônio histórico arquitetônico,  possuindo um dos maiores acervos contínuo de arquitetura Art Déco do mundo.

A exposição itinerante “Registro Fotográfico do Primeiro Ano do Coletivo Memória Ativa” traz fotos de Dartanhan Baldez Figueiredo, e já passou por diversos locais como Câmara de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Shopping Praça Nova e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e tem curadoria de Daniel Paim, Melina Guterres, Lídia Gomes Rodrigues, Orlando Fonseca e Silvia Cheron Santos.

A exposição está aberta à visitação até o dia 30 de setembro.

Fotografias que retratam as atividades do Coletivo Ativa. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

 

 

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *