Feira do Livro 2019 já tem patrono e homenageados


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Maurício Corrêa Leite Foto:Ronald Mendes, Humberto G. Zanatta, e Pedro Brum Santos (Foto: acervos pessoais). 

A Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria divulgou os nomes do Patrono e dos Homenageados da edição 2019, que vai de sexta, 26 de abril a sábado, 11 de maio na Praça Saldanha Marinho.

O Patrono é Maurício Corrêa Leite. O sul-matogrossense Mauricio é um promotor de leitura, arte e educador brasileiro. É um dos idealizadores do projeto Malas de Leituras, apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores. O projeto começou a ser implementado nos anos oitenta  nas aldeias indígenas na Ilha do Bananal localizada na divisa dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Goiás e escolas da zona rural da região centro-oeste. Desde o ano 2000 leva as Malas de Leitura para países lusófonos como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Portugal. Desde 2017 participa durantes os 16 dias da Feira do Livro de Santa Maria, como convidado e incentivador de leitura.

O professor homenageado é Pedro Brum Santos. Graduado em Letras pela Faculdade Imaculada Conceição (hoje UFN) em 1985, tem  Mestrado  e Doutorado  em Teoria Literária, pela PUCRS, além de Pós-Doutoramento  em Literatura Brasileira, pela USP – São Paulo. É professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Desde 1990 conta com quase quatro dezenas de publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos de caráter acadêmico. Figuram nesse conjunto títulos de obras sobre autores santa-marienses como Felippe D’Oliveira,  Prado Veppo,  Memórias, de João Daudt Filho e a  Cronologia Histórica de Santa Maria e do antigo município de São Martinho  de Romeu Beltrão.Na Feira do Livro de 2019, assina a reedição da Obra completa de Prado Veppo, pela Editora da UFSM.

O escritor homenageado é Humberto Gabbi Zanatta.  Autor de mais de 20 livros publicados de forma individual ou em antologias de poesia, crônicas e contos, além de vários títulos na  literatura infantil, com destaque para a versão de A Lenda de Imembuy para a criançada e A Fubica da Vovó, que será lançada em CD na edição deste ano. Zanatta também foi compositor de uma centena de músicas, vencedoras e premiadas em festivais nativistas do Rio Grande do Sul e Paraná. Algumas se tornaram clássicas como Tropa de Osso, Minuano  e Não Podemo S’Entregá Pros Home. Faleceu em dezembro de 2018.

 A Feira do Livro de Santa Maria ocorre de 26 de abril a 11 de maio de 2019, das 13h às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Feira do Livro

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *