Estudo investiga o gaucho uruguaio e o jornalismo de fronteira


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Mariana Olhaberriet. Foto: Patrício Dias/LABFEM

A XXI Jornada Científica do Jornalismo aconteceu na última quarta-feira, 03 de julho, e contou com apresentações dos Trabalhos Finais de Graduação I. Foram diversos temas, como jornalismo esportivo, fotografia, jornalismo imersivo ambiental, redes sociais, podcasts e muitos outros pilares ligados à comunicação e ao jornalismo.

O trabalho da acadêmica Mariana Olhaberriet  – “Representação do gaucho uruguaio em um jornal brasileiro de fronteira”é orientado pela professora de fotografia Laura Fabrício, e tem como problema de pesquisa saber  como o jornal fronteiriço brasileiro A Plateia representa, por meio de textos e fotografias jornalísticas, o gaucho uruguaio?. “Os meus objetivos envolve demonstrar como é essa representação. Eu vou mapear as notícias, identificar e apontar essas marcas de representação e fazer uma análise delas”, diz Mariana sobre sua pesquisa de TFG.

 

Mariana conta que a inspiração para o tema de pesquisa veio de suas professoras Rosana Zucolo e Laura Fabrício, que a incentivaram a desenvolver algo no âmbito do jornalismo de fronteira, uma vez que a acadêmica é da cidade de Santana do Livramento. “Eu pensei no 20 de setembro porque a Semana Farroupilha e o desfile eram integrados entre os dois países até um tempo atrás.  Mas não deu certo, porque eu não consegui ter acesso a muitos jornais uruguaios e os que eu consegui não tinham quase nada. Então, conversando,  a gente resolveu colocar esse tema da representação do gaúcho (gaucho) uruguaio. Eu gostei da sugestão delas porque é um assunto bem próximo, por ser da minha cidade e por eu nunca ter notado que ali poderia haver um jornalismo diferenciado de outras cidades”, afirma a acadêmica.

A investigação na área de jornalismo de fronteira ainda é rara, o que o torna um tema diferenciado e curioso a ser estudado. Na banca estavam as professoras, Glaíse Palma, Rosana Zucolo e Neli Mombelli – avaliadora do trabalho.

Por Valéria Auzani para a disciplina de Jornalismo Científico.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *