
O Diretório Acadêmico (DAJOR) e os professores do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) organizaram uma recepção para os calouros recém chegados ao curso, nas noites de segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de fevereiro.
O encontro teve o propósito de acolher os novos estudantes por meio de múltiplas atividades de confraternização, favorecendo a inserção dos acadêmicos em um novo ambiente de estudos e a realização de trocas com professores, funcionários e demais alunos do curso.
Os docentes se apresentaram e compartilharam detalhes das suas trajetórias no exercício da profissão e experiências no ramo jornalístico. Também foram expostas as características do curso e como se dá o processo de ensino e aprendizagem, expondo as peculiaridades e ressaltando a gama de alternativas de atuação do profissional da área. Alunos novos e antigos também se apresentaram e comentaram sobre suas áreas de preferência.
O professor e coordenador do curso, Iuri Lammel, afirma que é de suma importância protagonizar encontros que reúnam os novos estudantes com seus futuros colegas, professores e a equipe do curso de jornalismo, pois a construção da aprendizagem necessita dessa retroalimentação em todos os aspectos da vida estudantil.
Conforme é de praxe, outro atrativo da noite foi a famosa pintura de rostos, onde os novos estudantes puderam participar do tão conhecido momento que simboliza a entrada no mundo universitário.
Por fim, os novos alunos foram direcionados até os laboratórios de Produção Audiovisual (LABSEIS), Fotografia (LABFEM), Mídias Sonora (Rádio Web UFN) e de Mídia impressa e digital (Agência Central Sul de Notícias) do curso, onde puderam conhecer o aparato técnico utilizado para atividades e suas especificidades, além de participarem de dinâmicas conduzidas pelos monitores, bolsistas e voluntários.
O estudante Cristian Braga Barros, que ingressa no curso esse ano, não esconde a sua satisfação: “É uma experiência única, trata-se da realização de um sonho poder fazer parte do curso de Jornalismo. Pretendo me envolver não só na vertente que eu mais me identifiquei e tenho aptidão que é a rádio, mas também explorar outros laboratórios e toda matéria prima que o curso possui”.
Esse foi o quarto encontro organizado pelo DAJOR, que procura sempre fomentar espaços de integração e convívio interpessoal, além de agregar à identidade do curso e expandir seu campo de atuação para além das rotinas acadêmicas. No ano passado já haviam sido realizados dois bate-papos com profissionais da área e um churrasco junto aos professores.






Imagens: Michélli Silveira/LABFEM