Jornalismo realiza mostra de projetos experimentais na UFN


Por Allysson Marafiga

 

Mostra de Projetos Experimentais do curso de Jornalismo da UFN. Foto: Gabriela de Flores

No pátio do conjunto III, da Universidade Franciscana, na noite desta quinta-feira, ocorreu a 7ª Mostra de Projetos Experimentais (Mope), organizada pelo curso de Jornalismo na UFN.

Com a exposição de  trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos durante o semestre, a Mope tem a finalidade de divulgar e levar as propostas para fora de sala de aula, além de abordar as  múltiplas facetas da experimentalidade.

Juliana Brittes e os seus entrevistados. Foto: Gabriela de Flores

A acadêmica Juliana Brittes realizou um fotodocumentário sobre os skatistas de Santa Maria e a cultura existente ligada a esse esporte. Contextualizando com uma série de fotografias e entrevistas, o dia a dia e os desafios para os praticantes. “ A rua é uma forma democrática de mostrar algo, através das fotos, mostrando a representação negativa que acontece na cidade nesse esporte”, destacou. 

Já a discente Luísa Peixoto salientou que a ideia do seu projeto surgiu no interesse em discutir a preocupação com o meio ambiente e a reciclagem na cidade. Com uma série de três reportagens, a primeira conta sobre as associações de reciclagem no município, e a segunda mostra o ponto de vista de quem realiza a seleção desses resíduos de forma domiciliar. E a terceira abordando as dificuldade e a rotina dos recicladores. “Essa experiência foi incrível. Procurei seguir nas reportagens um modelo com uma linguagem humanitária para retratar as dificuldades dessas pessoas”, relatou.    

Elaborados na disciplina de projeto experimental e supervisionados pela professora, Neli Mombelli, os trabalhos são realizados de forma conjunta, pois cada aluno possui um professor orientador. De acordo com a professora, alcançar essa experimentalidade não é algo fácil, mas foi explorada em todos os trabalhos. “A experimentabilidade foi obtida pela diversidade das temáticas, com um formato novo, uma nova linguagem ou processo diferente na execução dos trabalhos”, conclui. 

Confira abaixo entrevistas com quem participou da MOPE:

Matéria produzida por Gabriela de Flores (fotografia),  Allysson Marafiga (texto) e Patrício de Freitas (vídeo)  na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *