Procon de Santa Maria faz mutirão para renegociação de dívidas


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Procon Santa Maria. Foto: arquivo ACS

Um acordo firmado entre a Prefeitura de Santa Maria e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN)  está permitindo a realização de um mutirão, online e presencial, para ajudar endividados a renegociar suas dívidas.  O mutirão é mediado pelo  Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e participam instituições como Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú Unibanco, Banco Santander

A iniciativa, pela internet, vai até o dia 19 de setembro por este site. A plataforma disponível no site será a mesma usada durante os atendimentos presenciais, que vão ocorrer até o dia 20 de setembro junto ao Procon Municipal (Avenida Rio Branco, 639, no Centro).

De acordo com a dirigente do Procon de Santa Maria e presidente da Associação Gaúcha de Procons Municipais, Marcia Rocha, há diversos casos de consumidores que estão em débito e deixam de procurar seu banco por se sentirem constrangidos com a situação.

“Por isso, acreditamos que esse mutirão vai incentivar as pessoas a negociarem suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego”, disse Marcia.

Para participar do mutirão online, caso opte por não buscar o atendimento presencial, basta se registrar por meio do site. Um login e uma senha serão disponibilizados. Após, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Quando finalizar o registro, o banco, ou instituição financeira, tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou dar uma resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para tirar dúvidas

Telefone do Procon Santa Maria: (55) 3217-1286.

E-mails: procon@santamaria.rs.gov.brgerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br e atendimento.proconsm@gmail.com.

Horários de atendimento

Pessoalmente, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min, com distribuição de fichas até as 12h (60 fichas por manhã). Às segundas e quartas-feiras, é das 13h30min às 16h30min, com distribuição de fichas até as 16h (30 fichas por tarde).

Por João Pedro Lamas, Superintendência de Comunicação da PMSM e ACS

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *