UFN e CACISM buscam apoio junto à Câmara de Vereadores


Por Allysson Marafiga

 

Reitora Iraní Rupolo e vice-reitora  Solange Fagan (ambas à esquerda) da UFN em reunião na Câmara de Vereadores. Foto: Allysson Marafiga

Na manhã desta quarta-feira (11), a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereadora Cida Brizola, recebeu a visita da reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, e da vice-reitora instituição educacional, Solange Fagan, e, ainda, do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), Rodrigo Decimo. Na ocasião, os representantes da UFN e da CACISM pediram apoio do Legislativo à Comissão de Revitalização do Centro Histórico de Santa Maria. Essa Comissão tem o objetivo de manter a memória histórica do município, o patrimônio artístico e cultural e, também, a revitalização de diversos espaços da cidade.

O presidente da CACISM, Rodrigo Decimo, detalhou que, para a revitalização, é necessário criar sustentabilidade econômica no município, que atraia empresas de economia criativa, integrando suas atividades junto às instituições de ensino superior da região. Já a reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, enfatizou a falta de sensibilidade da população em relação aos espaços históricos e a importância da educação na preservação desses lugares. “A memória da cidade precisa ser atualizada e defendida para que a estima da população por esses lugares cresça”, defendeu.

Na oportunidade, a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereadora Cida Brizola, afirmou que a proposta vai ser dialogada e debatida no Poder Legislativo. Destacou ainda que é necessário mudar a consciência das pessoas de Santa Maria para que a população crie essa sensação de pertencimento. “Um povo que não preserva seu passado não terá um futuro. Então, no Poder Legislativo, todos projetos que priorizem essa demanda a Câmara estará à frente com essas propostas”, conclui.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *