UFN tem atividades em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia


Por Emanuely Guterres

 

Exposição em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia. Foto: Thayane Rodrigues / LABFEM

Na segunda-feira, 19, comemorou-se mundialmente o Dia da Fotografia e a Universidade Franciscana (UFN), como forma de brindar essa data, apresenta duas exposições. No pátio do conjunto III da instituição estão sendo expostas fotografias produzidas por alunos de vários cursos, e no conjunto I ocorre a exposição de arte “Fotografia: a memória materializada do tempo”.

Exposição de trabalhos acadêmicos

A exposição que está ocorrendo no pátio do conjunto III da UFN é realizado pelo Laboratório de Fotografia e Memória (Labfem) e tem como objetivo expor os trabalhos dos acadêmicos dos cursos que compartilham da disciplina de fotografia. A montagem ficou por conta da professora e coordenadora do Labfem, Laura Fabricio, juntamento com os monitores e voluntários.

Integrantes do Laboratório de Fotografia e Memória, responsáveis pela exposição. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM

O projeto teve início quando os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda começaram suas trajetórias acadêmicas na UFN, com o intuito de parabenizar o aniversário da fotografia. A coordenadora Laura relata que esse ano a exposição apresenta quase 500 fotografias, sendo elas de acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propagando, Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda e Design de Produto.

Como uma maneira de valorizar os alunos e a comunidade acadêmica com os trabalhos, a ideia é de expor esses resultados e, também, construir uma cultura de consumo da fotografia. “Nosso projeto serve para aproximar mais as pessoas da fotografia no seu modo mais pleno, que é pegando no material ou folhando um álbum, práticas perdidas por conta dos ambientes virtuais”, conclui Laura.  A exposição é aberta a comunidade e permanece até quinta-feira, 21.

Exposição no conjunto III da UFN recebendo o público. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM

 

Fotografia: a memória materializada do tempo

Material exposto sobre a memória da fotografia. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

Até o dia 30 de outubro, a exposição que retrata a memória da fotografia estará disponível para quem tiver interesse. Montada no hall da reitoria da UFN, no conjunto I, está aberta das 8h às 11h30 e das 13h às 18h.

A exposição traz materiais retratando a evolução cronológica da fotografia com equipamentos que eram usados e hoje foram substituídos por digitais. As coordenadoras da exposição, Círia Moro e Franciele Roveda, contam que estão presentes na exposição cerca de 52 peças, algumas do acervo do Museu Histórico de Cultura das Irmãs Franciscanas, do antigo laboratório de fotografia da UFN e até objetos originários das residências das irmãs franciscanas.

Objetos em exposição de fotografia. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

“Montamos um acervo diversificado, com fotografias em papeis e equipamentos nos mais diversos suportes, desde 1920 até as máquinas digitais de 2006”, explica Franciele. A apresentação da exposição recebeu a participação da professora Laura Fabricio com a produção de um texto de apresentação.

Exposição no conjunto I da UFN sobre fotografia. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *