XXII Jornada de Jornalismo discute a Comunicação


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Na noite desta terça-feira, 03, ocorreu a segunda noite de apresentações dos trabalhos da XXII Jornada Científica de Jornalismo. Contando com a presença de professores, familiares e demais acadêmicos do curso, foram apresentadas cinco pesquisas com temáticas variadas.

Flora Borin Quinhones, orientada pelo professor Maurício Dias, com o trabalho A convergência de linguagem no caso Menos Um Lixo, apresentou a pesquisa que teve como objeto de estudo o perfil do Instagram @menos1lixo, além de analisar empresas que utilizam movimentos ambientais a fim de passar credibilidade.

Juliana Brittes, com seu estudo sobre O Anime como uma estratégia de testemunho: Uma leitura do filme Túmulo dos Vagalumes, orientada pelo professor Carlos Alberto Badke, evidenciou como o cinema pode retratar os acontecimentos históricos através de animes e revelou que escolheu a animação que marcou sua adolescência pois acredita que o jornalismo precisa ter sensibilidade.

Já Luisa Freitas Peixoto apresentou uma Análise dos critérios de checagem das agências aos fatos e lupa sobre as queimadas da Amazônia, orientada pelo professor Maurício Dias, em que ressalta a importância de discutir sobre fake news e de como elas podem atingir escalas mundiais, além da apuração jornalística que é crucial nesse contexto. 

Milena Kurz Dias, orientada pela professora Rosana Cabral Zucolo, com o trabalho Análise Comparativa da linguagem corporal nos telejornais da Pampa e do SBT, destacou em sua pesquisa os padrões de gestos, roupas, cenários e tom de voz, podem diferenciar um telejornal de outro.

Natália Venturini, orientada pela professora Rosana Cabral Zucolo, com sua pesquisa A abordagem do feminicídio no jornal impresso Diário de Santa Maria, busca verificar se alguns crimes ganham mais destaques que outros, além de observar as informações que são repetidas nas notícias. 

Esta foi a segunda e última noite da Jornada Científica de Jornalismo neste ano. A semana do Jornalismo continua com as defesas de TFG II de 04 à 06 de dezembro, no 6º andar do prédio 14, no conjunto III da Universidade Franciscana.

Confira abaixo entrevistas com quem participou da Jornada:

Texto de Gabriela Flores Neto e fotos de Patrício de Freitas, produzidas na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *