Feicoop inicia hoje em edição on line


Por Agência CentralSul de Notícias

 

A FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo inicia hoje, 01/12, em edição On-line. Ela acontece até o próximo dia 15 e traz a proposta de construir a sociedade do Bem Viver: Por uma Ética Planetária.

O objetivo desta edição é revelar alternativas de empreendimentos sociais, geração de emprego e renda, diálogo entre os povos, fortalecimento de comunidades, geração de conhecimento e construção de alianças, que fortaleçam a ação humana solidária.
De acordo com a coordenadora executiva da Feira, Irmã Lourdes Dill, as atividades da FEICOOP são construídas por muitas mãos, de indivíduos e entidades, que trabalham para construir essa edição especial de forma autogestionada e participativa. Essas iniciativas “são experiências que transformam vidas, que incluem o campo e a cidade, especialmente os trabalhadores, e que formam e fortalecem um novo jeito de tratar a economia no mundo”, afirma.
A feira é realizada pelo Projeto Esperança/Cooesperaça, com o apoio da Cáritas Rio Grande do Sul, além de diversas Entidades, Organizações, Movimentos, Pastorais e Empreendimentos de Economia Solidária, a partir de uma metodologia “aprendente e ensinante”. Também fazem parte dessa construção a Universidade Federal de Santa Maria através do Projeto Fomento à Economia Solidária, sob coordenação da Profª. Drª Gisele Guimarães, e o Instituto Federal Farroupilha, através de sua Incubadora Social, sob coordenação da Profª, Drª. Rafaela Vendruscolo e apoio das Pró-reitorias de Extensão das duas entidades.
O desafio de organizar uma feira que traz esperança em seu histórico, se torna ainda mais importante diante da Pandemia de Covid-19, que em 2020 impossibilitou a realização presencial da feira em suas datas tradicionais, na segunda semana de julho, que no ano passado reuniu mais de 300 mil pessoas em seus 5 dias de realização. Assim foi necessário buscar novas formas de financiamento comercialização, divulgação e trocas de experiências, por isso, mesmo que de forma On-line a feira terá uma programação completa.

1ª Jornada Formativa da FEICOOP

A 1ª Jornada Formativa da FEICOOP é composta por uma série de Atividades Autogestionadas a partir das propostas coletivas dos empreendimentos, fóruns, redes e consumidores/as, reunindo trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, tratando-se de um processo construído em mutirão, em que as diversas entidades participantes da FEICOOP, junto aos seus parceiros, construíram uma programação de oficinas e rodas de conversa para todos os públicos, que se articulam aos Eixos Temáticos.
A FEICOOP também promoverá um debate intercontinental a respeito da Economia Solidária, trazendo para a mesa debatedores de todas as regiões do Brasil, além de especialistas de diversos países, como Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão e México. Acompanhe pelo site a programação de seminários e atividades autogestionadas.

Fonte: Rede Sina

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *