UFN: projeto de jornalismo faz lives no Instagram para informar a comunidade sobre Covid-19


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Após a disseminação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) por todo o mundo, a vida da maioria das pessoas mudou. Aderir a novos hábitos ou manter a rotina o mais próximo do que costumavam vivenciar, tem sido o desafio a todas as pessoas. As alternativas se apresentam num contexto em que o conhecimento sobre a enfermidade que paralisou o mundo todo ainda é pequeno. No entanto, divulgar e debater esse conhecimento se tornou um ponto fundamental à sobrevivência.

Tal cenário mobilizou estudantes de Jornalismo da UFN (Universidade Franciscana) na disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II. A página no Instagram chamada Podcast Jornalismo aborda temáticas vinculadas ao Covid-19 e suas consequências. O objetivo é promover a busca por dados e a expansão de novos conhecimentos, através de entrevistas realizadas com profissionais de diferentes áreas, e que pudessem trazer um pouco da realidade experienciada em seu âmbito profissional. Até o momento foram realizadas quatro (4) lives com profissionais da comunicação e da saúde para que a comunidade pudesse entender mais da dinâmica de trabalho adotada frente ao atual momento.

Em tempos de isolamento social, os bastidores da produção do projeto.

Desenvolvido pelos acadêmicos Kauan Felipe Teixeira Costa, Gianmarco de Vargas, Daniel Lima e José Matheus Beck Brasil, e com supervisão da professora e jornalista, Rosana Zucolo,  o projeto começou contando com a participação do professor do curso de Jornalismo, da Universidade Franciscana, Iuri Lammel, na primeira entrevista em livestream,  falando sobre  a “Identificação de Fake News em época de pandemia”.

A partir dos resultados bem sucedidos da primeira entrevista, o grupo optou por buscar novos profissionais que pudessem auxiliar e orientar diferentes temas nas entrevistas. Assim, deu-se sequência com bate-papos que abordaram as seguintes temáticas: “A influência da pandemia em meio ao setor jornalístico”, com participação da repórter e apresentadora do SBT RS Luciane Kohlmann; “Saúde mental em época de pandemia”, com presença da psicóloga Vera Barbosa; Influências do Covid-19 no esporte, em entrevista com o radialista e narrador esportivo Daniel Oliveira.

A repercussão do projeto atingiu um número considerável de espectadores, a partir de uma temática experimental e impulsionada pela multiplataforma para entregar o conteúdo final. “É muito gratificante para o grupo, descobrir novas formas de se comunicar. Para o jornalismo, o mais importante agora é informar a população sobre os assuntos de interesse público, a fim de manter o autoconhecimento”, afirmou o acadêmico, Matheus Beck.

Para o grupo de estudantes, além de assegurar um público cativo, o  desejo de disseminar dados que corroborem para a credibilidade coletiva amplia a capacidade de auxílio às pessoas na análise e identificação de FakeNews. Daí adotar uma postura com responsabilidades e propósitos no modo de trabalhar, tendo consciência da alta vulnerabilidade de todos diante de notícias falsas, conforme afirma o aluno Gianmarco sobre o trabalho desenvolvido.

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *