Live traz o debate sobre o jornalismo feito no sul


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Professora Glaíse Palma(acima) e a jornalista Marcela Donini, cofundadora do Farol Jornalismo, mestre em Comunicação Social e  especialista em Jornalismo Digital (PUCRS) e em Teorias e Práticas do Ensino, pela ESPM-Sul.

Encerrou há pouco a live Jornalismo: futuro do presente, promovida pelo curso de Jornalismo da UFN. A convidada desta edição foi a jornalista Marcela Donini, editora-chefe do Matinal Jornalismo e
Formada pela UFRGS, pisou numa redação pela primeira vez em 2003,  trabalhou para veículos locais, como o jornal Zero Hora,  e nacionais, como editora e repórter. Tem colaborações publicadas nas revistas Piauí, Galileu e Super, e participou de grandes coberturas como a tragédia na Boate Kiss (para a Veja online) e o julgamento de Lula no TRF4 (Radio França Internacional).
Marcela é também coautora da cartilha “Como lidar com assédio contra jornalistas nas redes”,  editada pela ABRAJI( Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)  visando a proteção dos profissionais. (Pode ser baixado aqui)
A jornalista discorreu sobre o trabalho desenvolvido no Matinal Jornalismo, ressaltando a importância do processo colaborativo que hoje reúne os pequenos veículos independentes.  Destacou a importância da confiabilidade dos  conteúdos produzidos para que o alcance atinja o maior número possível de leitores e assegure a credibilidade do veículo junto ao seus assinantes.
Ela destacou também a agilidade em inovar que a condição de  startup permite comparativamente aos grande veículos de imprensa. E isso dinamiza o modo de produzir jornalismo na atualidade.
Marcela respondeu também sobre a questão da sustentabilidade do jornalismo praticado de modo independente, as estratégias para que isso aconteça, sobre o trabalho de enfrentamento das fake news, a importância do jornalismo de dados e do trabalho jornalístico comprometido com a realidade do Brasil.
A live está gravada e pode ser assistida neste link.

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *