O Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) promoveu a Feira das Profissões, na manhã desta sexta-feira, dia primeiro de junho. Os alunos do ensino fundamental e médio puderam se informar sobre os cursos de ensino superior das diversas instituições da cidade – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) –, além de conhecer os estandes das Forças Armadas (Marinha, Exercito, Aeronáutica e da Base Área de Santa Maria).
A mostra tem entre seus objetivos, a divulgação do que Santa Maria e as Forças Armadas oferecem de oportunidade profissional para quem está fazendo a importante escolha de qual profissão seguir. “Queremos motivar, estimular os alunos, trazendo o conhecimento dos diversos cursos e áreas para uma melhor opção de escolha, principalmente para os alunos do terceiro ano do ensino médio”, conforme explicou a Capitã Miriane Bianchini, integrante da comissão organizadora da Mostra.
Durante o evento, os alunos do CMSM conferiram os estandes dos mais variados cursos, desde a área da saúde, humanas até as tecnológicas. O diferencial da mostra foram os profissionais, professores e acadêmicos, que se dispuseram a explicar o funcionamento e curiosidades dos cursos e da vida acadêmica.
Para o representante da Pró-reitoria de Extensão da UFSM, José Marcos Froechlic, o intercâmbio de conhecimento entre as universidades e os estudantes é um aspecto de extrema importância. Além disso, as instituições também podem esclarecer as dinâmicas e mostrar a qualificação dos seus cursos e investimentos. “A mostra é uma oportunidade de mostrarmos para a comunidade o que temos de investimento educacional no ensino superior”, afirmou a coordenadora do curso de Biomedicina da UNIFRA, Graziela Maria Schuh.
Para a professora Graziela, o evento oportuniza explicar aos alunos o funcionamento do curso e sanar as dúvidas dos estudantes, salientando o desenvolvimento e apoio científico que a instituição oferece para seus discentes.
As colegas do 7º ano, Luana Fagundes, Natalia Rodrigues e Carolina Dal Pina, todas de 12 anos, mesmo estando no ensino fundamental, aproveitaram a feira conceituando-a como interessante, pois conheceram várias opções e aprenderam mais sobre a Marinha, área que pretendem seguir.
A estudante do 2º ano do ensino médio, Priscilla Morais, 16, também comentou ter aproveitado o evento, pois as explicações dos profissionais de cada estande esclareceram suas dúvidas. Os responsáveis eram não apenas professores, mas também acadêmicos dos cursos.
A experiência foi compensadora para os acadêmicos e expositores da UFSM, Antônio Allgayer, 24, do 7º semestre de Geografia, e Luciani Figueiredo Santini, 20, acadêmica da Biologia. Apesar da recorrente pouca procura aos cursos de Licenciatura, os alunos que perguntaram mostraram-se bem interessados. É a boa interação entre profissionais e escola que confirmam a importância desses eventos.
Por Luana Iensen Gonçalves
Respostas de 2
Agência Central Sul e Luana parabéns pela matéria. Sou jornalista, formada na primeira turma da Unifra e estava na Feira da Profissões no estande da Marinha do Brasil. Um abraço a todos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Unifra e sucesso sempre.
Obrigada pelo incentivo Melina! Abraço