O Projeto Vida, do Clube Amigos dos Animais de Santa Maria, objetiva medidas de consciência de preservação do meio ambiente. Hoje (23), foi encaminhado um ofício à Câmara de Vereadores, para a Comissão Especial analisar e emitir parecer aos projetos de lei nº 6700/Executivo e 6699/ Executivo, que alteram dispositivos da lei complementar nº 28/04, de 15/12/04.
Ofício
Solicita leis que vinculem medidas simples de prevenção, como a colocação de contêineres para coleta direta de detritos nos locais de maior acúmulo de lixo, visando a diminuição da poluição no Arroio Cadena e melhor qualidade de vida da população das redondezas.
Nas zonas mais pobres da cidade, como nas Vilas Natal, Lídia, Arco-Íris, e Renascença não há recolhimento de lixo. Segundo o líder comunitário da Vila Natal, Adão Silva, “as vilas têm crescido muito rapidamente, é de extrema necessidade haver o recolhimento de lixo aqui. Tentamos trabalhar com projetos de educação ambiental, mas quando não há nem onde depositar lixo de forma sustentável, fica impossível”.
Câmara de Vereadores
Segundo a responsável pelo Gabinete do Presidência da Câmara de Vereadores, Luciane Dalla Lana, o ofício protocolado nesta tarde, será encaminhado amanhã (24) para todos os vereadores da casa. “ Assim que enviado, o próximo passo será a criação de um projeto de Lei, que levará em torno de 60 dias para ser criado e para tramitar no plenário”, afirma Luciana.
Palestra Sobre a Água e o Meio Ambiente
Dia 24 de março, das 19h30min às 21h30min, no plenarinho da Câmara de Vereadores, será realizada a palestra A Água Nossa de Cada Dia, ministrada pela Médica Veterinária, Marlene Nascimento, marcando o Dia Mundial da Água. Após, será apresentado o documentário A Carne é Fraca, que mostra a trajetória da carne bovina antes de chegar à mesa do consumidor. O filme apresenta os impactos que o ato de consumir carne representa para a saúde do consumidor, para os animais e para o Planeta, mostra, ainda, depoimentos dos jornalistas Washington Novaes e Dagomir Marquezi.