Quanto tempo você agüenta ficar sem um relacionamento amoroso? O ser humano está na busca da sua outra metade. Isso vale tanto para o gênero feminino quanto para o masculino. Para as mulheres, essa procura pelo sexo oposto tem motivos específicos: a geração feminina atual é rigorosa na escolha de seu par, procura satisfazer o seu desejo, na ilusão de encontrar o príncipe encantado. Ela tem consciência da realidade e acredita ser o homem um mal imprescindível.
Alguém para ser e estar
A companhia é fundamental. “Embora existam aspectos comportamentais negativos, característicos do homem, como o machismo, até mesmo a grosseria, sua presença faz muita diferença na vida de uma mulher”, diz, Luciane Azevedo, 32 anos, psicóloga.
Natasha Mruz, 24 anos, estudante de jornalismo, considera fundamental o convívio masculino. “Pela carência afetiva, é muito bom ter um ombro para chorar, alguém para ligar, para conversar, para desabafar e até mesmo para xingar”, reflete.
A busca do par perfeito
Criticar os homens é uma tradição feminina. Eles já estão acostumados. A exigência de uma pessoa que preencha todos os requisitos, que para elas são necessários, faz com que permaneçam na busca incansável pelo par perfeito. Para a psicóloga, elas gostam e precisam da presença masculina em suas vidas. “Reclamar dos homens já faz parte do cotidiano feminino, eu falo porque sou mulher. E sabemos que a sua presença é indispensável”, avalia Luciane.
Um problema até no mundo virtual
Na internet, o assunto é debatido em sites de relacionamentos. O Orkut possui a comunidade Homem, o mal necessário, que é desenvolvida por um grupo de amigos, o Owner Friends, com mais de 200 mil participantes, dos sexos feminino e masculino. Nos seus fóruns de discussão são pautados temas como: para que serve um homem na vida de uma mulher. Renata Gomes, 19 anos, estudante, é uma das moderadoras da comunidade virtual. Ela afirma que a idéia surgiu do pensamento de que o homem é um problema na vida da mulher moderna. “Nós maltratamos, difamamos, mas no fundo sabemos que eles são os pilares, que sustentam a nossa vontade de viver”, teoriza Renata.
Fonte de equilíbrio emocional
De acordo com a psicóloga Luciane, as conseqüências da falta de um parceiro na vida de uma mulher são alterações de humor, auto-estima baixa e insegurança. “Esses são alguns requisitos essenciais para a mulher ter equilíbrio emocional, que é o que mantém ela ativa na sociedade”, finaliza.