Mais de 20 estudantes de jornalismo em ação até sexta-feira, quando será divulgado o listão dos aprovados.
O Vestibular deste ano não movimenta apenas candidatos, familiares e comissões responsáveis pelo processo seletivo. Cerca de 20 acadêmicos do curso de Jornalismo da Unifra, divididos entre os núcleos experimentais de rádio e agência de notícias on line realizam a cobertura dos dias de provas, até a divulgação do listão, na sexta-feira.
O Núcleo de Produção em Rádio, em convênio com a Rádio Caraí FM, transmite os dois dias do concurso, ao vivo, das 7h às 10h. Às 14h a equipe divulga o gabarito oficial, e na sexta-feira, ainda realiza a cobertura do listão de aprovados. Formada por cerca de 15 alunos, a maioria acadêmicos do 7o semestre de curso, a equipe tem estrutura técnica montada no Campus I da Unifra, com equipamentos de última geração.
Além da cobertura radiojornalística, há alunos de jornalismo atuando na agência experimental on line. São seis integrantes buscando informações do Vestibular 2006, para divulgar no portal da Agência CentralSul de Notícias. A equipe atua nos dois Campi da Unifra, e deslocou a sede para um dos laboratórios do Campus I para assegurar a atualização o mais rápido possível.
Segundo Ana Marta Flores, participante da Agência, a experiência é muito boa, pois a instantaneidade da Internet permite passar as informações com rapidez. “É um produto nosso, original”, completa.
– A cobertura do Vestibular serve para conhecer pessoas novas, ganhar experiência e divulgar nosso trabalho – define Matheus Rivé, integrante da Agência, acadêmico do 3º semestre de Jornalismo.
As equipes se dividem na busca de informações nos locais de prova. No Campus I, a equipe de rádio se divide em repórteres externos e âncoras que comandam a transmissão. Outros integrantes realizam gravações no Campus II, editam e encaminham à central técnica, que coloca no ar o material.
O professor Gilson Piber, responsável pelo Núcleo de Rádio, ressalta a importância da iniciativa e elogia a turma. "É um trabalho valioso, pois alia a teoria da sala de aula com a prática que os acadêmicos de Jornalismo terão no mercado de trabalho. Esse pessoal logo vai se formar", acrescenta Gilson.
– Temos uma estrutura boa. Os equipamentos são de muito boa qualidade – elogia Deivid Couto, do 7o. semestre de Jornalismo, que atua na função de repórter externo.
Para Natasha Mruz, colega de Deivid, o trabalho dos futuros jornalistas prova que o profissional precisa ter espírito coletivo. "Estamos realizando um trabalho pioneiro e diferenciado, mostrando a importância do trabalho dos estudantes de Jornalismo", completa Natasha, que também é repórter externa.
– O Núcleo está ganhando um espaço maior, novos projetos e atividades serão desempenhados – promete Gilson Piber.
A cobertura encerra na sexta com a divulgação do listão, a partir das 15h.