O grupo de teatro “Expressão”, da empresa de transporte coletivo Expresso Medianeira, se apresenta no próximo dia 21 de outubro, às 21h, no Theatro 13 de Maio, com a peça “Troca de Amor – SM”.
A peça trata das relações entre a família e a sociedade, com enfoque especial à adoção, ao racismo e ao abandono aos idosos. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e deve-se adquiri-lo com antecedência na bilheteria do Theatro 13 de Maio, a partir do dia 16 de outubro. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades beneficentes. A apresentação é também uma promoção da Secretaria do Município da Cultura.
A idéia de se formar o “Expressão” surgiu a partir de brincadeiras de teatro em uma das festas juninas (foto), quando foi encenado o “casamento na roça”. A concretização do grupo de teatro aconteceu em 2000, depois da sugestão de um funcionário nos encontros dos programas de qualidade total. A empresa acatou a idéia, deu apoio e colabora com a manutenção do grupo através de ajuda financeira para figurino, transporte e alimentação.
“Toda empresa tem uma função social, seja pequena ou grande. Para nossos funcionários, queremos desenvolver um bom trabalho, se divertir e levar a cultura para outras pessoas”, explica a coordenadora do grupo, Marizete Tolio, coordenadora do grupo e assistente de contabilidade da empresa.
A equipe é formada por 25 integrantes, entre funcionários (cobradores e motoristas) e familiares, todos amadores. No início, eles encenaram apenas na festa junina da empresa. Depois, começaram a fazer exibições curtas, de 15 minutos, a participar de seminários e de palestras na própria empresa. Em 2005, aconteceu a mais ousada apresentação – uma peça em homenagens às mães, com duração de uma hora, no Theatro 13 de Maio (foto).
A oportunidade de participar de um grupo de teatro é avaliada de forma positiva pelos funcionários da empresa. “É onde alivio as tensões do dia, é legal”, resume Marcelo Correia, cobrador e integrante do grupo.
“Teatro para a Comunidade”
No início do ano, a partir de parceria com o projeto “Teatro para a Comunidade” do SEST/SENAT, foram definidas as datas para apresentação do grupo no auditório do SEST/SENAT. Neste ano, foram 12 exibições. A última foi dia 28 de setembro.
Nos dias de teatro, a empresa Medianeira disponibiliza transporte para os moradores de algumas comunidades de Santa Maria que tenham interesse em assistir a peça. Há transporte gratuito do Boi Morto, Santa Marta, Nonoai, Tancredo Neves, Pinheiro Machado, Camobi, Fernando Ferrari, entre outras.
Fotos Divulgação.