Hoje, 5 de novembro, às 16h, será disputado o Grenal de número 367 no Estádio Olímpico. O vice-líder do campeonato Brasileiro Internacional vem de uma vitória fora de casa contra o Botafogo. O colorado conseguiu a vitória já quase no final do jogo quando o árbitro assinalou pênalti no atacante Luís Adriano, que entrou no segundo tempo. O Grêmio amarga uma derrota no meio da semana para o Figueirense, por dois a um em casa. Resultado que frustrou a sua torcida, já esperava ver o time encostar no São Paulo e brigar pelo o título.
O clássico Grenal não será um mero jogo do campeonato brasileiro. Haverá muitos interesses de parte a parte. O Internacional, concorrente mais próximo do São Paulo, tem como objetivo ganhar o jogo e encostar no líder do campeonato. O Grêmio com poucas chances de conquistar o título, tenta manter-se na ponta de cima da tabela e se classificar para a Libertadores. O tricolor gaúcho é quarto colocado com 55 pontos ao lado do Santos, 5 pontos à frente do quinto colocado Paraná.
O Inter viu suas chances de conquistar o título aumentarem com o tropeço do São Paulo contra a Ponte Preta. Os colorados não conquistam um título de campeonato brasileiro há 27 anos, quando o clube ganhou o último campeonato invicto, em 1979. A diferença para o clube paulista que já foi maior, agora é de apenas 5 pontos. O Internacional é segundo colocado na competição com 59 pontos. O líder São Paulo tem 64 pontos.
Além desses ingredientes que deixam o clássico mais empolgante, há a marcante rivalidade entre as torcidas, que ficarão muito bem vigiadas neste Grenal. A brigada militar, juntamente com as direções dos dois clubes, organizou um grande esquema de segurança para conter qualquer tipo de confusão. A medida foi tomada devido aos incidentes do último clássico.
Existe também o campeonato paralelo que os times disputam entre si. Neste “torneio” entra em jogo a colocação dos clubes ao final do campeonato brasileiro para ver quem fica na frente. Disputa que ficou acirrada à medida que os tricolores equilibraram o confronto na tabela, devido ao bom momento dos colorados, que conquistaram a Copa Libertadores da América.
Com a vitória de quinta, o Inter se aproxima do São Paulo e esquenta o clima do Grenal, já que Grêmio pretende manter-se na zona de classificação para a competição da América do Sul e encostar no rival.