Todos os anos, o Lar das Vovozinhas realiza uma festa especial para angariar fundos e entrar em contato com a comunidade de Santa Maria.
Em outubro de 1946, o Lar das Vovozinhas iniciou em um casebre, na Avenida Borges de Medeiros. Uma velhinha de nome Madalena foi a primeira a ser acolhida pela instituição. Ela era de origem polonesa e morava embaixo de uma árvore na rua Barão do Triunfo. Entre as primeiras moradoras esteve, inclusive, uma escrava chamada Claúdia, que foi ama de Borges de Medeiros.
Em 1992 assumiram a coordenação e orientação desta entidade, as irmãs da ordem das Filhas de Santa Maria da Divina Providência, ordem esta criada na Itália, em 1888, pelo Padre Luiz Guanella.
Atualmente, residem na instituição 272 mulheres, divididas em quatro alas, de acordo com suas necessidades e aptidões.
Festa
Os dias de festa iniciam hoje, a partir das 18h30min, com missas que trazem a cada dia temáticas diferentes. “As vovós estão desde o mês passado ansiosas com a festa. Para muitas, a festa é um motivo para sorrir”, completa a organizadora, Márcia Marzari. “Ano passado foi registrado nos dias de festa um publico de quase 15.000 pessoas, o que é bastante gratificante para nós e para as residentes”, afirma Márcia.
Confira Programação:
Tríduos
Dias 08, 09 e 10
18:30 missas temáticas aberta a comunidade
Festa Anual
Dia 11
A partir das 10:00, com venda de doces e salgados especiais A tarde shows com Os nativos e Banda Charm’s
Foto: acervo Agência CentraSul de Notícias (Deivid Couto)