Espero que tenhamos uma renovação de esperanças e que elas se fundem nos anseios da maioria do povo brasileiro. E não da minoria.
Fiz uma previsão de 54 milhões de votos para o Lula, pela Internet em listas de discussão que participo, mas errei quanto ao turno.
Talvez tivéssemos a chance deste número antes não fosse a dispersão que alguns setores de esquerda provocaram com prejuízos à imagem de Cristovam Buarque e Heloísa Helena. Lula teve 46 milhões, Heloísa Helena, 6 milhões e Cristovam Buarque mais 4 milhões. A soma 46+6+2 = 54. Infelizmente, não aconteceu desta forma.
O primeiro, Cristovam Buarque, sentiu na pele o que é não ser compreendido no esforço que fez para dizer da importância da Educação. Além de não conseguir a proeza de qualificar melhor o ensino brasileiro com mais qualidade/especificidade, ajudou a inflacionar o candidato Alckmin porque, enquanto este, Alckmin, insuflava ele, Cristovam Buarque e HH contra o presidente Lula e conseguiu que eles abrissem espaço para que segmentos da Direita e personagens já excluídos da vida pública retornassem ao cenário político.
A Senadora Heloísa Helena, além de servir como ‘Sancho Pança’ para que Alckmin investisse como um falso Quixote contra, mais falsos ainda Moinhos de Ventos criados para assustar o eleitor de Lula, perdeu ela a vaga no Senado para o Collor em Alagoas. Deixou o PSOL com o sabor de P-SOMBRA… E, sabe-se lá que destino tragicômico lhe aguardará agora ante ao seu destempero e rancor contra o PT. Plantou a direita novamente na Alagoas. Deu nova voz ao Collor que agora passará a representar o seu (dela) Estado no Senado Federal… Como ele não é nada ingênuo considerando o que ele passou, podemos considerar um mandato de 24 anos no Senado como uma bela recompensa a ele prestada pela Heloísa Helena.
Enfim, o Geraldo Alckmin teve a oportunidade de conhecer o Povo Brasileiro e de que forma ele recompensa àqueles que desfazem de sua capacidade e boa-fé. Alckmin terá menos votos do que já teve (isso foi também dito muito antes do desfecho final). Um final melancólico para um candidato que deveria agregar valor para postular a representação da Presidência do Brasil e, pelo contrário, perdeu apoio e qualidade que um dia, porventura tivesse.
Bem… Com 99% dos votos apurados, temos:
1. Lula (PT) 1º Turno 46.725.840 48,67% => 2º Turno 58.111.800 votos 60,8%
2. Geraldo Alckmin (PSDB) 41,57% 39.904.894 => 37.463.400 votos 39,2%
Parabéns, Brasil!
* Ricardo Oliveira é editor da revista Virtual www.revistavirtual.net