Iniciou hoje, dia 3, o IV Fórum de Comunicação da Unifra. As palestras ministradas pela manhã foram dedicadas aos alunos de Publicidade Propaganda (PP). Estiveram presentes, além dos alunos e professores da Unifra, estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições de ensino superior. |
A primeira palestrante foi conduzida por Nilse Maldaner, formada em Publicidade Propaganda, Coordenadora da Especialização em Gestão de Processos em Comunicação, da Unijuí, e Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). A palestrante fez uma breve abordagem de sua dissertação, intitulada de "Os Jovens e a Recepção da Publicidade Televisiva". Durante a apresentação, Nilse conceituou comunicação e falou que os estudos da PP estão integrados com a Sociologia e com a Psicologia. Segundo ela, a Publicidade lida com a informação, mas diferentemente do Jornalismo, tem caráter persuasivo e seduz o consumidor com argumentos no nível emocional.
Foi reforçado durante a palestra que para que uma mensagem seja fixada pelo receptor, é necessário que seja repetida, porque, assim, sua idéia pode ser bem entendida pelo consumidor, de acordo com a lógica do mercado. Muitos classificam a Publicidade como uma ferramenta poderosa, que pode influenciar e manipular as pessoas, mas Nilse diz que não é bem assim, explicando que a publicidade só tem força quando o receptor constrói uma idéia sobre o produto e isso depende de cada indivíduo.
Na conclusão da palestra, foi enfatizado que a responsabilidade de uma boa vendagem não é tarefa exclusiva da PP. Outros elementos do marketing, como a distribuição, preço e o próprio produto, vão refletir nas vendas. “Uma publicidade boa não consegue segurar sozinha um produto ruim”, salientou Nilse.