Dentro do mês de aniversário da cidade de Santa Maria, a inauguração de um novo Pronto Atendimento (PA) parece ser o mais esperado e merecido pela população.
Histórico doentio: crise no Sistema de Saúde local
Santa Maria conta, em média, com 10 unidades de Pronto Atendimentos públicos e privados, distribuídos no centro, bairros e vilas. No mês de março, uma crise no sistema de saúde preocupou a população e a prefeitura. Na época, o poder público admitiu que o sistema de saúde municipal passava por um momento crítico: faltavam profissionais e segurança nos Pronto Atendimentos, e a conseqüente revolta da população com a assistência inadequada.
A situação agravou-se com a renúncia do então secretário de Saúde, Luis Carlos Bier, em três de março. Para solucionar o problema, o prefeito da cidade, Valdeci Oliveira, instituiu uma força tarefa sob a responsabilidade de Werner Rempel (Secretaria de Finanças), além da nomeação de um secretário interino de Saúde, Alexandre Bento (Gabinete do Prefeito), para solucionar a série de dificuldades na saúde local.
Nomeação de Nova Secretária de Saúde
Na cerimônia de posse da médica Elaine Resener, em 09 de maio, o prefeito afirmou que a vinda de Elaine para a Secretaria não resolverá todos os problemas na área de saúde, mas irá ser um acréscimo de forças, devido ao grande comprometimento da médica com o SUS e a sua dedicação quando diretora do Hospital Universitário (HUSM).
Futuro Saudável
A área do novo Pronto Atendimento tem em torno de 2000m². Segundo Elaine, a instalação é resultado de um longo processo, que envolveu secretarias da prefeitura e equipes de saúde. “A verdade é que não há muito investimento para a saúde no interior do estado”, completa.
Há apenas 16 dias no cargo de secretária de saúde, a médica Elaine Resener enfatiza a importância da qualidade no atendimento: “os pronto atendimentos do município atendem em média 20.000 pessoas por mês. Na verdade, estamos preocupados em atender com qualidade e não um número muito maior de pessoas, pois quanto mais bem atendidas forem as pessoas, menor a chance de elas precisarem retornar à emergência”. Ela ainda afirma que a crise que ocorreu no início do ano está praticamente vencida.
A empregada doméstica, Elaine Furtado, que tem uma filha que seguidamente precisa de atendimentos médicos, conta: “moro no Bairro Patronato. Para mim facilitará muito a localização do novo PA, porque quando é uma emergência, minutos fazem diferença”.
Segundo informações da Prefeitura Municipal ainda nesta quinta-feira, equipes da Secretaria de Proteção Ambiental plantaram árvores e arbustos no pátio do novo Pronto Atendimento. Hoje, também, foi instalado pela Prefeitura um abrigo de ônibus na Avenida, em frente à sede do PA.
O novo Pronto Atendimento será inaugurado no dia 28, domingo, às 15h, e localizado na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, Bairro Patronato. O evento de inauguração será aberto à comunidade.