Biodisel como alternativa de desenvolvimento sustentável será debatido no próximo dia 27, em Santa Maria.
A prefeitura municipal de Santa Maria divulgou, na manhã dessa quarta-feira, a realização do seminário “BIODIESEL – Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável”. Realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o evento ocorrerá no dia 27 de março, no Salão Nobre do Campus I, do Centro Universitário Franciscano.
Combustível alternativo biodegradável, o biodiesel é obtido a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, originados de espécies como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja. Segundo a responsável pelo evento, Ilse Melo, da Secretaria de Captação de Recursos e Relações Internacionais, o objetivo do encontro é “deflagar a discussão sobre o biocombustível na região central”. Segundo Ilse, o seminário trará informações técnicas, relatos de experiências e detalhes sobre o cultivo.
Estarão presentes no evento autoridades no assunto, como Arnoldo Campos, Coordenador Nacional do Programa do Biodiesel (MDA) e o engenheiro Carlos Kahlil, pesquisador sênior do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Centeps), além de representantes do Banco do Brasil, apresentando as linhas de financiamento para produtores e compradores. O seminário começa às 8h, e é aberto ao público, sem custos.