O mercado do jornalismo foi debatido por Roberto Cervo.
Esteve palestrando na UNIFRA, nesta quinta-feira, o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), Roberto Cervo, mais conhecido como Melão. Com seu discurso polêmico, o jornalista propôs questionamentos aos alunos de Comunicação Social e expôs um pouco do que está por trás da mídia brasileira.
Como são feitas as concessões de rádio e TV e mercantilização do jornalismo foram algumas das discussões levantadas por Melão. O jornalista também mostrou um pouco do trabalho que a AGERT faz em todo o Brasil, pedindo mudanças em aspectos da lei de imprensa e combatendo as rádios piratas.
Cervo é proprietário do Jornal Cidades do Vale, que tem sede em Faxinal do Soturno e circula em sete municípios da região. Ele conta que para abrir o jornal, ficou dois anos no “vermelho”, mas hoje obtém lucro e trata o jornalismo de forma empresarial: “O empresário tem que conhecer a lei, saber onde está pisando, conhecer o seu concorrente e também saber se autoproteger”, avalia Cervo, que ao comprar o jornal Cidades do Vale fez um contrato de exclusividade, em que nenhum empresário pode abrir outro jornal em Faxinal do Soturno.
A proposta da palestra foi direcionada aos alunos de Políticas de Comunicação, do 3º semestre de Jornalismo, para dar uma visibilidade do que é hoje o mercado jornalístico.