No último domingo, 12, a 63ª edição da Romaria Estadual da Medianeira reuniu mais de 280 mil pessoas na celebração a Nossa Senhora da Medianeira. Conforme a organização da Romaria, os objetivos foram alcançados, principalmente, com a ‘inclusão de pessoas de necessidades especiais’ – tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
Antes das 7h, muitos devotos já se concentravam em frente à Catedral Diocesana, na Avenida Rio Branco. "Cheguei às seis da manhã. Nem durmi essa noite. É muita emoção", conta a dona-de-casa Margarete Rodrigues, 51. Assim como Dona Margarete, milhares de fiéis compareceram às festividades. A expectativa de público foi atingida. O pároco e reitor do santuário, Pe. Bertilo Morsch, disse que a estimativa da Brigada Militar, de que 280 mil pessoas no evento, foi superada. “Tem gente que não participa da caminhada, mas vai direto nas celebrações no santuário”, acrescenta o padre.
A contabilidade do dinheiro que foi movimentado na Romaria ainda está sendo feita. Mesmo assim, segundo Pe. Bertilo, pouca coisa sobra para a Igreja, já que são feitos investimentos nas edições posteriores e reforma do parque da medianeira – localizado ao lado da Basílica Nossa da Medianeira. “Todo recurso que se obtém da Romaria é aplicado nela mesma”, destaca.
Inclusão social
Alguns cadeirantes, integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), puxaram a caminhada. A participação foi uma alusão ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Portadores de Síndrome de Down do Grupo Marcando Presença, também acompanharam a procissão.
“O objetivo é a valorização e integração dessas pessoas que, muitas vezes, são esquecidas”, afirmou Pe. Bertilo.
A celebração foi conduzida pelo bispo Dom Ângelo Domingos Salvador, de Uruguaiana. Ainda estiveram presentes o bispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Hubert e Dom Ivo Lorscheiter. Neste ano, a Romaria teve como tema a frase: "Jesus é o caminho, a verdade e a vida", em contestação ao conteúdo do livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown. E como lema, "Maria, Ensina-nos a Ser Discípulos e Missionários de Jesus".
Várias autoridades como o prefeito Valdeci Oliveira, deputados, vereadores e o governador Germano Rigotto também acompanharam a procissão e assistiram à missa no Altar Monumento.
Romaria transcorreu normalmente
No ano passado, o número de ocorrências foi reduzido a zero, devido à Operação Especial conjunta das polícias. Em 2006, a quantidade também foi pequena tanto na procissão quanto no restante da cidade durante a Romaria. Sete pessoas foram autuadas por contrabando e tiveram produtos apreendidos como CD’s e roupas.