Iniciou hoje, dia 8, a décima edição do SEPE – Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – com solenidade oficial no Salão de Atos do conjunto I da UNIFRA. Na abertura, o vice-reitor da instituição e presidente da comissão permanente do SEPE, Oswaldo Alonso Rays, ressaltou a crescente participação de alunos na produção e apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.
Após, foi realizada a homenagem ao ex-professor, da FIC/UNIFRA, Romar Virgílio Pagliarin, que prestou relevantes trabalhos no decorrer de seus 14 anos como docente da instituição. A reitora Iraní Rupolo ressaltou que o homenageado sempre incentivou a superação de barreiras e o rompimento de obstáculos para a instituição ter horizontes mais amplos. O professor Romar considerou a homenagem um reconhecimento a sua trajetória profissional. “Agora, toda a caminhada que fiz ganhou um sentido maior", comemora.
A palestra de início do Simpósio foi ministrada pelo professor Léo Pessini, do Centro Universitário São Camilo-SP, que possui 25 livros publicados, além de diversos artigos científicos. A conferência teve como tema "Ética e Ciência: uma aliança de responsabilidade pela vida". O palestrante relatou que o Brasil já foi um país em que a ética só existia nas leis e não era cumprida. Após o surgimento da bioética, que mantém a ética dentro das pesquisas, muitos escândalos nessa área foram descobertos.
Os participantes também tiveram a oportunidade de prestigiar o lançamento do livro "Bioética: um grito por dignidade de viver", no espaço reservado pela comissão do SEPE para o autor autografar sua obra.
Foto: Divulgação