Fãs da banda de rock progressivo Poços&Nuvens puderam presenciar neste domingo, no teatro Treze de Maio, o show que comemorou seus 20 anos de carreira. A festa que deu início às comemorações de aniversário do grupo, aconteceu as 20h30 do dia 14 de maio. Além do show, com participações especiais de músicos e ex-integrantes da banda, também se pôde visitar uma exposição de fotos e cartazes no hall do teatro, que traziam um pouco da vida da banda. |
A apresentação foi divida em duas partes – antes e depois do intervalo. Na primeira, a banda apresentou músicas do último CD, com a formação atual do grupo. Foi só depois dos 15 “minutinhos” do intervalo que o grupo retrocedeu no tempo e contou um pouquinho de sua história em cima dos palcos do mundo, trazendo suas canções mais antigas, algumas músicas do primeiro CD e até mesmo algumas que nem foram lançadas. Houve um revezamento dos músicos, de acordo com a canção apresentada.
Banda
Fundada em 1986, por Gérson Werlang, Irvin Faller e Ronaldo Pruss, Poços&Nuvens passou por diversas formações até chegar a atual. Desde lá, foram 8 modificações. Todas com Gérson no comando, que mesmo com as dificuldades encontradas, conseguiu manter a banda. “Muito a gente deve à determinação do Gérson, desde a iniciativa que ele teve de montar a banda, até os momentos difíceis”, diz Edgar Sleifer, guitarrista, flautista e vocalista da banda, que a integra desde 1992.
Com um histórico recheado, Poços&Nuvens traz em seu currículo participações em festivais importantes de Rock Progressivo, como o evento promovido pela gravadora Rock Symphony, em Niterói/RJ – o ”Rock Symphony For The Record” – onde começaram as gravações de seu terceiro CD e DVD ao vivo, e no Baja Prog, festival de rock progressivo do México.
Entre os projetos previstos para esse ano, Sleifer conta que o grupo pretende retomar o 4º manifesto progressivo de Rock de Santa Maria: “Gostaríamos muito de ressuscitar o manifesto, conseguir organizá-lo para o segundo semestre. Ainda depende de alguns acertos, mas existe uma vontade”. Já o CD novo e o DVD ainda não têm previsão exata de lançamento, devido à falta de tempo, que dificulta a banda de ensaiar. Mas Sleifer afirma que assim que conseguirem juntar o grupo, vão finalizar o projeto e gravar o CD, que não fugirá às características originais da Banda.
Formação atual da banda
Gérson Werlang – Guitarra e voz
Edgar Sleifer – guitarra, flauta e voz
Sávio Werlang – teclado, gaita e voz
Iva Giracca – violino e voz
Rodrigo Bernardon – bateria
Chico Gonçalves – baixo
Foto: Núcleo de Fotografia e Memória – Unifra (Ericson Friderich)