No próximo domingo, dia 22, será realizada a 2ª Romaria e a Festa de Santo Expedito na Estação Pinhal de Itaara. Considerado o patrono dos negócios que precisam de pronta solução, tem ganhado muita popularidade entre os fiéis católicos. Acredita-se que o santo resolva problemas difíceis e presta socorro a quem necessita de ajuda urgente.
Durante esta semana, vai acontecer o tríduo de preparação para a 2ª Romaria, nos dias 19, 20 e 21, às 19h30. No dia 21, também vai acontecer uma caminhada dos devotos, com saída às 17h30 da Igreja Santa Catarina até a Igreja de Santo Expedito. Segundo padre Silvio Weber, assessor de comunicação da Diocese de Santa Maria, o domingo será de orações e bênçãos. “Celebraremos duas missas. Uma pela manhã às 10h e 30min e outra a tarde às 15h. Além disso, seis diáconos farão bênçãos individuais nos fiéis e nos objetos durante todo o dia” finaliza.
A construção da Igreja da Estação Pinhal foi obra da promessa da recuperação de um câncer no ano de 2004 que José Amarante Pônico fez ao santo. Além de ser o idealizador da nova igreja, coordenou a inauguração, ocorrida no dia 6 de novembro do ano seguinte, e a 1ª Romaria em honra ao santo, em abril de 2006. Pônico faleceu no dia 5 de abril deste ano.
De acordo com padre Sílvio, a Igreja de Itaara é a única da região central do Rio Grande do Sul em homenagem ao santo. “Recebemos no ano passado muitos fiéis, que vêm de muitas regiões do estado. A devoção pelo santo é muito grande”, ressalta o padre que colaborou no projeto da construção e na romaria.
A vida do santo
Santo Expedito era militar e, antes da conversão ao cristianismo, tinha uma vida devassa. Foi vítima da ira do imperador Diocleciano e seu posto fazia dele um alvo especial de ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado.
Confira a programação completa do evento
Tríduo: dias 19, 20 e 21 de abril às 19h30min, na Igreja.
Dia 22, Domingo:
9h – procissão com saída da Encruzilhada do Pinhal (BR 158 – Km 306 – Santuário Nossa Senhora de Lourdes).
10h30 – missa festiva.
Meio dia – Almoço.
À tarde: 15h, missa com benção da saúde e objetos.
Transporte:
De Santa Maria a Itaara: 7h, 8h, 9h, 11h, 13h e 14h. Saída: início da Av Rio Branco, Acampamento, Av N. Sra. das Dores.
De Itaara a Santa Maria: 13h, 15h, 17h, 18h e 19h.
Empresas Lourenci e Jardim da Serra.
Haverá vários ônibus disponíveis em todos os horários.
2ª Caminhada dos devotos de Santo Expedito
Dia 21 de abril: Saída às 7h30, da Igreja Santa Catarina até a Igreja de Santo Expedito.
Fotos: Divulgação
Uma resposta
vsitei esta igrejinha em 2012 —–Naõ esqueci a emoção k senti, foi algo diferente sempre devota a santo expedito, mas deste dia em diante é como uma luz no meu caminho, pretendo voltar lá assim que puder, pois moro em santa catarina, mesmo assim , ele esta sempre me protejendo honde quer que eu esteja , santo expedito atendei as preces todos Amen ,.