Há quem não se importe, mas ansiedade e nervosismo são comuns para quem está fazendo concurso vestibular. E, embora as provas tenham acabado, como no caso da Unifra, há ainda, a espera pelo listão dos aprovados. Tudo isso pode causar alguns distúrbios alimentares, como muita fome ou falta dela, além de baixa na imunidade.
A nutricionista Elisângela Colpo diz que para evitar esses contratempos é fundamental ter uma alimentação mais saudável. “Verduras e frutas da época, como a bergamota e a laranja, ricas em sais minerais e vitaminas, ajudam a repor as energias”, ressalta.
Mas não é só o estresse das provas que pode causar a queda de anticorpos, pois a mudança brusca de temperatura ocorrida nessa semana também pode interferir na saúde. E, para prevenir o contágio com um resfriado, por exemplo, Elisângela destaca a importância de consumir vegetais e fibras (pão integral, aveia, granola).
Deve-se priorizar o consumo de frutas que contenham vitaminas essenciais para uma alimentação saudável que pode garantir uma maior imunidade. “Kiwi, laranja, bergamota, abacaxi, moranguinho, acerola são exemplos de frutas ricas em vitamina C, e que fortalecem a imunidade”, finaliza.