Imagine duas salas de aula com bolas, bonecas, triciclos, jogos educativos e colchões. Adicione 41 crianças na faixa etária de quatro a seis anos. Que bagunça! Nada disso. Na Escola Municipal de Educação Infantil Montanha Russa (EMEIMR), localizada na rua Armando Cecin, tudo é organizado.
A escola atende crianças de quatro a seis anos e o objetivo é de valorizar e desenvolver a autonomia, criatividade, solidariedade e participação das crianças, através da expressão de suas múltiplas linguagens em situações lúdicas. Desenvolvendo suas potencialidades cognitivas, motoras, afetivas de socialização e participação coletiva.
O cotidiano da criançada é direcionado ao ensino de atividades pedagógicas, tarefas escolares, aulas de reforço e suplementação alimentar em horário integral. Nos momentos de descontração no pátio da escola, os pequenos podem jogar futebol ou brincar na pracinha com os balanços, escorregador ou na casinha de bonecos. Tudo sob o olhar atento das “tias”.
Um exemplo de dedicação na escola é a pedagoga Tânia Teixeira, 52 anos, que é professora no local há 21 anos. Quando fala da escola, a tia Tânia e só alegria:“Aqui nós somos uma família, não medimos esforços para melhorar a vida dessas crianças. Nos revezamos na cozinha e sala de aula, aqui professor faz tudo”.
Com tantos anos dedicados à educação na escola Montanha Russa, Tânia é conhecida por muitos que inclusive, já foram seus alunos. É o caso do chapeador Luciano Altamir Ribeiro da Silva, 32 anos.“Eu lembro de quando jogava na quadra e das brincadeiras que nós fazíamos com a tia Tânia. Hoje meu filho, Kevin, estuda aqui”, declara.
Para manter esse trabalho, a escola conta com padrinhos que doam alimentos, brinquedos e materiais de limpeza e, nas datas especiais, passam o dia com a criançada como forma de acompanhar o crescimento dos afiliados.
A escola foi fundada em 1978, com móveis e materiais doados pela comunidade e pelo Centro de Bem-Estar do Menor (CEBEM), para atender as crianças que necessitam de reforço escolar, na faixa etária de sete a 14 anos, provenientes das escolas municipais de primeiro grau São Paulo e Oscar Grau.
Mas, foi no ano de 1992, que iniciou o esboço e um novo perfil da escola. Com a necessidade de trabalhar fora, as mães precisavam de um local para deixar suas crianças, foi aí que a escola Montanha Russa começou a aceitar crianças de seis anos. A procura foi tanta que o espaço tornou-se pequeno. Então os professores, pais e a comunidade passaram a buscar apoio nas rádios e Prefeitura Municipal para realizar a construção de um novo prédio. O terreno foi cedido no acordo entre a Prefeitura e a Igreja Anglicana do Brasil.
A inauguração do novo prédio com duas salas de aula, secretaria, refeitório, peça de material de limpeza, cozinha, dois banheiros e reservatório de alimentos foi realizada no dia 15 de maio de 1992.