O curso de Jornalismo da Unifra realiza sua aula inaugural na próxima segunda-feira, dia 26, às 19h, no Salão acústico, subsolo do Prédio 14. O evento, que é uma tradição e acontece desde o primeiro semestre de funcionamento do curso, em março de 2003, é uma oportunidade ímpar de diálogo e trocas de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores. Neste semestre, o tema vai ser ética profissional.
A palestra intitulada "Ética, aparências e servidão: o jornalista frente à Barbárie" será ministrada pelo professor Luiz Alberto Barreto Sanz, que é doutor notório saber em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente, Sanz é conselheiro consultivo da revista Diálogos Possiveis da Faculdade Social da Bahia; da revista Teias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; avaliador ad hoc do INEP ; conselheiro consultivo do Centro Coreográfico da Prefeitura Municipal do Rio e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.
Sanz atua na área de comunicação com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo e possui produção científica, tecnológica e artístico-cultural em radiodifusão educativa, radiodifusão para a cidadania, radiodrama, radiodrama infantil, paixão sábia, interpretação cênica, cinema-documentário, jornalismo político, cinema e artes cênicas: processos de expressão.