No mês das crianças, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi retratado com uma percepção especial. Alunos do colégio Antônio Alves Ramos, entre quatro e seis anos, pintaram seus direitos em telas. A II Mostra de Artes, sob a temática “um olhar infantil sobre os direitos da infância”, acontece no Monet Plaza Shopping. A exposição, que reúne 42 pinturas, encerra na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro.
Os trabalhos são baseados no artigo 4º do Estatuto, referente ao direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária que toda criança e adolescente possui. Antes da criação das obras, os alunos aprenderam sobre estes direitos.
Em sala de aula, as professoras do Nível A e B da escola, apresentaram um vídeo explicativo sobre o artigo escolhido. Os pequenos debateram sobre o tema e escolheram um fragmento do artigo para retratar. Após, fizeram um ensaio em desenho e passaram para as telas.
A proposta é fugir do comportamento consumista, que é influenciado pelo dia 12 de outubro, e estimular a cidadania. Segundo a professora Fátima Pinheiro, 40 anos, uma das idealizadoras do projeto, a criança deve conhecer seus direitos e reivindicá-los. Já os adultos precisam respeitar o que é garantido por lei.
Para os meninos e meninas que participam da exposição, o trabalho foi uma experiência nova. O estudante Otávio de Carvalho, cinco anos, optou pelo esporte. “Eu gostei (de pintar). Eu pintei a natação”, diz. A colega Luisa Comazzetto, cinco anos, trabalhou a vida. De acordo com a jovem, estão presentes na tela uma mãe, um pai, uma árvore e um sol.
Fotos: Vinícius Freitas (Núcleo de Fotografia e Memória)