A população mundial está se adaptando às constantes revoluções tecnológicas e digitais. Com a popularização da Internet, no fim da década de 90, as crianças, jovens e adultos sofreram uma profunda transformação em seu cotidiano. Em junho de 2005, o Brasil passou a frente da França e se tornou o país com maior tempo de navegação média por pessoa na Internet, cerca de 16 horas por mês.
Esse aumento no tempo de navegação na rede é conseqüência da chegada da banda larga e da grande quantidade de usuários jovens. Nos dias de hoje, a internet faz parte da geração atual, como é o caso da estudante de Design, Mariana Camillo, de 21 anos, que dependendo do dia, passa noites e domingos inteiros na frente do computador. “Já passei 14 horas na Internet, e somando as horas que minha irmã e eu passamos na internet ultrapassam 16 horas por dia”, comenta Mariana.
Segundo pesquisas do Ibope//NetRatings, em 2006 os números aumentaram e os internautas brasileiros superaram a média de 20 horas mensais utilizando a rede. Alguns dos fatores que ajudaram neste crescimento foi o aumento das velocidades de conexão e a queda dos preços da banda larga.
A World Wide Web hoje é a principal fonte de entretenimento e informação para milhares de jovens, que estão em busca de notícias, jogos e muito bate-papo. As conversas on-line tornam-se cada vez mais constantes entre os jovens, que em algumas situações esperam encontrar seu parceiro ideal na internet.
“Descobri a internet através de meu pai, eu tinha 5 anos de idade e, desde então, passo pelo menos 6 horas diárias na frente do computador, seja usando programas de bate-papo ou jogando on-line” diz o estudante de ensino fundamental, Giovanni Magri, de 15 anos.
A cada dia as pessoas estão mais dependentes da tecnologia dos computadores. Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 32,1 milhões de brasileiros utilizaram a rede mundial em 2006, ou seja, 21,9 % da população acima dos 10 anos de idade. Apesar da grande média mensal de navegação na rede, 54,3% da população brasileira nunca ligou um computador, e 66,7% nunca navegou na web, números do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, Cetic.
Considerando os dados atuais sobre a Internet no Brasil, apesar do tempo expressivo de navegação dos internautas do país, a maior parte da população sequer conhece a rede, mostrando que ainda há muito o que ser feito para a popularização dos computadores e da Internet.