O químico licenciado caracteriza-se por gostar de se questionar, curiosidade de entender e investigar como as coisas funcionam. Procura buscar soluções aos problemas e resolver. Por meio da química, o profissional auxilia o homem e cria condições para a melhoria de vida.
A coordenadora do curso de Química, licenciatura plena, do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Julieta Saldanha de Oliveira, 38 anos, explicou que o curso é noturno com duração de quatro anos. O acadêmico tem estágios a partir do 5° semestre, atuando em escolas do Ensino Fundamental nas turmas da oitava série e no Ensino Médio. Também tem aulas práticas de laboratório.
Em relação ao mercado de trabalho para o professor de química, Julieta salienta que faltam profissionais atuando em escolas do interior, “Professores de outras áreas estão dando a disciplina e muitos químicos industriais estão trabalhando neste campo”.
O curso oferecido pela instituição forma o profissional para exercer várias atribuições, além do magistério. O químico licenciado pode atuar no controle ambiental de poluentes, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, trabalhar na área de pesquisas, exercer ações de direção, supervisão, responsabilidade e assessoria. Também pode atuar na consultoria e perícia.
A acadêmica Amália Lopes, 30 anos, está satisfeita com o curso e pretende concluir a faculdade e fazer especialização na área de farmácia. Segundo ela, é uma área muito interessante e quer atuar na pesquisa, na parte de medicamentos e cosméticos.
Em Santa Maria o curso é oferecido pela UFSM e Unifra.
Continue acompanhando aqui, todas as segundas e sextas, matérias para você saber mais sobre as profissões.
Fotos: divulgação.