Na noite da última terça-feira, dia 11, estudantes da UFSM, acompanhados do radialista Cândido da Luz, compartilharam com os alunos de Jornalismo Especializado I, da Unifra, experiências adquiridas com os programas Radar Esportivo, primeiro lugar no Intercom Sul 2007, e Jornada Esportiva, premiado no Intercom Santos deste ano.
Foi debatido o pioneirismo das transmissões ao vivo de jogos dos clubes de Santa Maria a partir de uma rádio universitária, além dos problemas e dificuldades enfrentados em campo.
A Jornada Esportiva foi idealizada em 2006 e foi ao ar no dia 28 de maio, quando o Inter-SM enfrentou o Pelotas em casa, na fase final da Segundona Gaúcha. Esse ano, o programa foi premiado no Intercom Santos, com o 2º melhor lugar do Brasil na categoria jornalística Agência Experimental. Em 2007, o programa ganhou forças, e todos os jogos da dupla Rio-Nal foram transmitidos. Alguns até fora de casa.
Um dos idealizadores da transmissão ao vivo, Raero Monteiro, afirma: “A experiência é válida porque a partir dessas transmissões, pudemos aprender a tomar decisões importantes, sempre em companhia de radialistas de tradição em transmissões esportivas na cidade, como Cândido da Luz, Cesar Saccol, Gilson Piber, entre outros. Hoje, já conseguimos fazer coberturas somente entre acadêmicos. Isso nos tira uma pressão para que a carreira profissional seja alcançada nessa área sem maiores dificuldades”.
Cândido da Luz espera que as experiências trocadas na palestra ajudem na escolha profissional e na identificação dos estudantes com a área esportiva. “Mostramos, hoje, o que fazem cada um dos profissionais que movem essas transmissões. Correspondentes, plantonistas, narradores, enfim. Agora, é de cada um a idéia de gostar ou não desse trabalho”, finaliza.