O Cineclube Lanterninha Aurélio dá continuidade ao ciclo desse mês – ‘No cerne do afeto’ – e apresenta, nesta quarta, 13 de junho, três obras brasileiras: Greve!, O sanduíche e Oscar Boz.
Sinopses:
‘Greve!’ – Com direção e roteiro de João Batista de Andrade, o documentário aborda as grandes greves ocorridas no ABC Paulista, em 1978/79, trazendo entrevistas com trabalhadores e mostrando suas precárias condições de vida e o que pensam sobre o momento histórico.
‘O Sanduíche’ – Produzido em 2000, com 13 minutos de duração, o curta de Jorge Furtado mostra os últimos momentos de um casal: a hora da separação. Porém, o fim pode ser o começo para outros, mostrando um novo casal em seus primeiros momentos: a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema, o sabor está nos olhos de quem vê.
‘Oscar Boz’ – Produzido em 2004 e com duração de 12 minutos, o curta traz Jorge Furtado conversando com Oscar Boz, um pioneiro nas filmagens familiares. São exibidas as cenas captadas por Boz nos anos 50, em seu formato original, e as atuais, retrabalhadas em computador, para fazer uma reflexão sobre a memória e um diálogo entre passado e futuro. Oscar Boz filmou em Caxias do Sul e no litoral gaúcho, entre 1951 e 1957.
As sessões e debates do Cineclube Lanterninha Aurélio ocorrem todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Auditório João Miguel de Souza, no Centro Cultural Cesma, 3° andar – Rua Professor Braga, 55.
A entrada é franca.
Colaboração: Cineclube Lanterninha Aurélio