Desde a última quinta-feira, o Colégio Adventista de Santa Maria pede a colaboração dos estudantes, das famílias e da comunidade. No hall de entrada da escola já podem ser observadas diversas sacolas com itens que ajudarão os catarinenses. O secretário do colégio, Felipe Pinto, conta que não só os alunos, mas muita gente de fora deixa sua arrecadação. Para ele, estes pequenos gestos são um sinal de afeto: “É revoltante que alguns se aproveitem desta situação, aumentando o preço da água, por exemplo, mas é gratificante também perceber a sensibilidade da comunidade com pessoas desconhecidas”.
As unidades do Corpo de Bombeiros do município recebem donativos a toda hora. A coleta na unidade da rua Coronel Niderauer começou na quarta-feira. O soldado Pavanelo explica que já foram enviadas várias caixas à Defesa Civil Municipal, instituição responsável pela classificação e transporte das doações. Em meio a tantos mantimentos, Pavanelo diz que as pessoas colaboram mais com roupas.
A funcionária pública Maria Goreti Oliveira chegou ao Corpo de Bombeiros com o porta-malas do carro lotado de donativos. Produtos de limpeza, roupas, comida e um colchão que não era mais usado, serão destinados a Santa Catarina. Ela enfatiza que é muito importante fazer a doação: “A gente precisa ajudar para que as pessoas mais necessitadas recebam nossa solidariedade”.
A escola de línguas Challenger Brasil iniciou a arrecadação na sexta-feira à tarde. Hoje já não havia mais nada no local. “A Cruz Vermelha já levou uma Kombi lotada com todas as doações que chegaram aqui”, explica a estagiária de Relações Públicas, Gabriela Cardoso. Ela também conta que a mobilização não veio apenas por parte dos alunos, mas também de toda a vizinhança.
Para quem quer ajudar os catarinenses, os itens mais necessários no momento são: lanterna com pilhas, vela, fósforo, fralda geriátrica, produtos de higiene pessoal, colchão, roupa de cama, travesseiro, cobertores, água mineral, produto de limpeza, alimentos não perecíveis e leite de caixinha.
UNIFRA na campanha
A comunidade franciscana integrou-se aos esforços da Comissão Municipal de Defesa Civil e também está arrecadando donativos para os desabrigados de Santa Catarina. As doações podem ser entregues diretamente no hall de entrada do prédio da Reitoria da UNIFRA, na rua Silva Jardim, 1535, ou no Conjunto III, na rua Silva Jardim nº 1175. A campanha tem como foco alunos, professores e funcionários da Instituição, mas a população em geral também pode contribuir.
Confira alguns pontos de coleta de donativos em Santa Maria:
– Prefeitura Municipal de Santa Maria
– Câmara de Vereadores
– Defesa Civil Municipal
– Unidades do Corpo de Bombeiros
– Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria
– Unidades da Brigada Militar
– Hemocentro Regional
– (AJESM)
– Centro Desportivo Municipal (CDM)
– (CACISM)
– (Sesc)
– Colégio Coração de Maria
– Colégio Adventista
– Antiga Reitoria
– Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM
– Centro de Educação da UFSM
– Diretório Acadêmico Mário Quintana dos cursos de Comunicação Social da UFSM
– Correios
– Challenger Brasil
– Wizard Idiomas
– Hipermercado Big
– Hipermercado Carrefour
– Supermercado Nacional
– Todos os ônibus coletivos da cidade
Contas oficiais da Defesa Civil catarinense para receber doações em dinheiro:
Banco/SICOOB SC — 756 — Agência 1005, Conta Corrente 2008-7
Caixa Econômica Federal — Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8
Banco do Brasil — Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
Besc — Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
Bradesco S/A — 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
Itaú S/A — 341, Agência 0289, Conta Corrência 69971-2
SICREDI — 748, Agência 2603, Conta Corrente 3500-9
SANTANDER — 033, Agência 1227, Conta Corrente 430000052
Fotos: Carolina Moro (Laboratório de Fotografia e Memória)