

De acordo com o diretor da escola, prof. Sérgio Roberto Gomes, a ação pretende conscientizar a comunidade a respeito dos danos causados pelo vício. Durante a semana, ocorreram palestras e reflexões sobre o tema. “É muito mais vantajoso viver liberto e com saúde”, enfatiza Soares.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Matheus Lapuente da Silveira, 14 anos, acredita que a manifestação pode influenciar as pessoas a parar de fumar: “Hoje temos informações e vemos o que pode acontecer”. As jovens Bianca de Moura Gonçalves, 12 anos, e Eliedina Alencar, 14 anos, contam que tentam conscientizar os parentes fumantes.
A comunidade também acompanhou a passeata. A mãe de três alunos do Colégio Adventista, Cláudia Uglione Leite, 36 anos, diz que os filhos percebem os males causados pelo fumo por meio dos avós. Ambos tiveram câncer e conseguiram se salvar, porém a avó continua fumando. “Estou vindo hoje por causa dela”, relata.
Você Sabia?
-
O fumante tem chances:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. -
Após:
20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação normal;
2 horas não tem mais nicotina no sangue;
8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza.Fotos: Letícia Sarturi Isaía (da Redação)