A quarta turma de Jornalismo que se forma neste segundo semestre de 2008 tem 10 alunos. Os TFG´s apresentam temas diversificados, alguns relacionados: As novas tecnologias (1), a mulher na política (2) e também uma abordagem comparativa entre o jornalismo impresso na fronteira entre Brasil e Uruguai (3), entre outros.
Muitos alunos de diversos semestres do curso aproveitaram a oportunidade para conferir como são as tão temidas defesas de monografias. Para Carlos Sanchotene, acadêmico do 7º semestre, assistir as defesas é um momento de aprendizado, porque ele está no meio do processo de elaboração do seu TFG e acompanhar as apresentações ajuda bastante.
Em uma das apresentações, além da banca e do acadêmico que estava defendendo, mais de vinte alunos acompanhavam as explanações a respeito do trabalho exposto. As bancas assistiam atenciosamente as apresentações dos formandos.
Bruna Postiglione Weternick, teve uma platéia muito especial, sua mãe Maria Jaqueline e sua irmã Camila também estavam atentas às explicações da futura jornalista, que logo após sua apresentação foi aprovada com nota 10.
1 – JORNALISMO PARTICIPATIVO?: A DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS IMAGENS NA CAPA DO DIÁRIO DE SANTA MARIA.
2 – A CONSTRUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE A MULHER NA POLÍTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DA COBERTURA DOS JORNAIS ZERO HORA E O SUL SOBRE A POSSE DE CRISTINA KIRCHNER.
3 – JORNALISMO DE FRONTEIRA: ESTUDO COMPARATIVO DA MÍDIA IMPRESSA JORNALÍSTICA EM SANT’ ANA DO LIVRAMENTO (BRASIL) E RIVERA (URUGUAI).